quarta-feira, 3 de junho de 2009

Última hora - Destroços do Airbus 330 estendem-se por cinco quilómetros

Do Diário de Notícias:

O min. da Defesa do Brasil confirmou que a Força Aérea Brasileira encontrou destroços do Airbus 330 numa faixa de cerca de cinco quilómetros. Até agora, não foram encontrados sobreviventes. ACTUALIZAÇÃO 08:37

08:37 Estado-Maior das Forças Armadas francês disse hoje não ter dúvidas de que os destroços encontrados no Atlântico pertencem ao A330 da Air France, embora considere ainda necessária uma "confirmação formal".

Destroços estendem-se por 5 km e buscas prosseguem

O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, confirmou ontem que os destroços encontrados por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) no Oceano Atlântico são mesmo do Airbus A330 da Air France que transportava 228 pessoas em direcção a Paris.

O avião deixou de ser detectado pelos radares cerca das 7:00h (hora portuguesa) de segunda-feira.

Segunda a edição online do jornal O Globo, os destroços, encontrados 650 km a nordeste da ilha brasileira de Fernando Noronha, e que se estendem por uma faixa de 5 km, vão ser recolhidos pelo navio Grajaú, da Marinha brasileira.

Nelson Jobim disse que será a França a investigar as causas do acidente, enquanto as operações de resgate e busca de corpos e destroços ficam a cargo do Brasil. O ministro falou com familiares das vítimas.

Hoje, a Air France vai divulgar a lista oficial de nomes dos passageiros do voo 447, mas não todos: algumas pessoas terão pedido para que os nomes dos seus familia mortos não fossem divulgados.

Três dias de luto nacional no Brasil

O Brasil decretou três dias de luto nacional em homenagem às 228 vítimas do acidente com o avião da Air France cujos destroços foram encontrados na terça-feira ao largo da costa brasileira. O anúncio foi feito pelo vice-presidente brasileiro, José Alencar, em substituição do chefe de Estado Lula da Silva, em visita oficial à Guatemala.

Meios envolvidos nas buscas

Na zona onde foram encontrados os destroços, há dois navios mercantes holandeses e um francês a ajudar nas buscas.

1 comentário:

  1. Talvez a queda do A330 da Air France se deva a um fenómeno meteorológico chamado Blue Jets que apenas foi descoberto há 10 anos e que ainda não é muito conhecido.

    Este fenómeco ocorre no topo das tempestadas e é muito rápido.

    Ver mais no meu blog:
    http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/air-france-a330-200-voo-447/

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas