Do Público:
A tripulação do Airbus 330-200 da Air France que terá desaparecido no Atlântico com 228 pessoas a bordo terá conseguido enviar uma mensagem às 2h14, dando conta que existia uma avaria grave no circuito eléctrico do aparelho. A comunicação terá sido escutada por controladores de quatro países diferentes.
Depois desta comunicação, segundo anunciou a empresa francesa, controladores aéreos brasileiros, africanos (supostamente de Cabo Verde, uma vez que a Ilha do Sal seria o ponto de contacto mais próximo depois de o avião ter passado a costa brasileira) , franceses e espanhóis tentaram estabelecer contacto com a aeronave, não tendo obtido qualquer resposta.
Sem adiantar pormenores relativos a eventuais avarias, a Air France adianta, no entanto, que o avião havia sido submetido a manutenção no passado dia 16 de Abril.
Os pilotos, por sua vez, também possuem larga experiência neste tipo de aparelho. O comandante do voo já tem mais de 11.000 horas (1.700 das quais no A330). Quanto aos co-pilotos, um já possui 3.000 horas de voo, sendo 800 no Airbus 330/A340, e o outro conta com mais de 6.000 horas voadas, das quais 2.600 são no A330/A340.
Sem ter revelado ainda qual a nacionalidade dos passageiros, a Air France anunciou, entretanto, que seguiam a bordo 216 pessoas, sendo 126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebé. A tripulação era composta por três tripulantes técnicos e nove comissários.
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