terça-feira, 9 de junho de 2009

Última hora - Air France vai substituir sensores de velocidade nos Airbus

Do Sol:

A Air France vai substituir nos próximos dias os sensores que medem a velocidade dos Airbus A330 e A340, afirmaram pilotos da companhia aérea francesa. A substituição dá-se depois de os pilotos se recusarem a voar nestes aparelhos enquanto os sensores não forem trocados.

O A330 que fazia o voo 447 Rio de Janeiro-Paris e que caiu sobre o oceano Atlântico no dia 1 de Junho apresentou falhas nos sensores, de acordo com as últimas mensagens enviadas pelo avião.

A Air France disse que acelerou as trocas dos sensores por suspeitas de que estes teriam congelado durante uma tempestade em alta altitude e oferecido informações equivocadas sobre a velocidade do avião.

Estas informações incorrectas terão levado os pilotos a reduzir ou acelerar a velocidade do avião, causando o acidente, segundo avaliaram alguns peritos.

«A administração da Air France reuniu-se com os sindicatos de pilotos para informar sobre a substituição dos sensores de velocidade e deu um calendário extremamente curto, de poucos dias», afirmou o porta-voz do sindicato SNPL, Erick Derivry.

Autoridades da Airbus, da Air France e investigadores do acidente não confirmaram a relação entre os sensores e o acidente, mas todos fizeram advertências aos pilotos para que estejam atentos a eventuais leituras contraditórias dos sensores de velocidade.

Segundo um memorando a que a agência AFP teve acesso, a Air France teria alertado os pilotos em Novembro sobre um «significante número de incidentes» com os sensores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas