terça-feira, 2 de junho de 2009

Última hora - Air France: detectados indícios a 720 quilómetros da ilha Fernando de Noronha

Do Público:

A Força Aérea Brasileira anunciou que os aviões que participam nas buscas do aparelho da Air France que ontem desapareceu quando fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris detectaram manchas de óleo e o que aparentam ser peças metálicas a 720 quilómetros da ilha Fernando de Noronha, a Nordeste da costa brasileira, noticiou a edição online da "Folha de São Paulo".

Segundo a mesma fonte, os indícios, incluindo o que aparenta ser um assento e uma boia, foram localizados por radar não muito longe do arquipélago de São Paulo e São Pedro, a mais de mil quilómetros da cidade costeira de Natal, no Nordeste do Brasil.

As autoridades brasileiras escusaram-se a adiantar mais pormenores, explicando que uma eventual confirmação só acontecerá quando chegarem à zona os navios militares que participam nas buscas, o que não deve acontecer nas próximas horas.

Terá sido naquela área que a tripulação de um avião da TAM que sobrevoou o local pouco depois do Airbus A 330 detectou “focos luminosos” à superfície do Atlântico. Contudo, um navio mercante francês que passou pelo local não encontrou qualquer indício do aparelho desaparecido, noticiou o jornal "Globo".

O voo AF 447, com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo, comunicou pela última vez com o centro de controlo aéreo brasileiro às 02h33 de segunda-feira (hora portuguesa), deixando pouco depois a área coberta pelos radares. Cerca das 03h00 atravessou uma área de forte turbulência e, 14 minutos depois, o aparelho envia uma mensagem automática indicando várias falhas, incluindo curto-circuito. Foi a última comunicação oriunda do Airbus A 330, que não emitiu qualquer pedido de socorro.

As buscas, iniciadas com o nascer do sol na zona, contam actualmente com dez aviões, incluindo um aparelho dotado com o sofisticado sistema de radar AWACS, e cinco navios das forças armadas brasileiras e francesa. Os Estados Unidos, após pedido de auxílio de Paris, estão a colaborar nas buscas através dos seus sistemas de satélite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas