O avião da Air France, que desapareceu dos radares esta segunda-feira de mafrugada, sofreu uma falha no sistema eléctrico depois de ter atravessado uma área de mau tempo e bastante turbulência, avançou a Air France.
Segundo o director de comunicação da companhia aérea francesa, a hipótese mais verosímil é que o avião tenha sido fulminado por um raio que destruiu por completo o sistema eléctrico do aparelho.
«O avião encontrava-se numa zona de forte tempestade, com bastante turbulência p que terá provocado alguma avaria no avião», adiantou aquele responsável.
Antes de desaparecer dos radares, às 02h14 GMT, o aparelho conseguiu enviar uma mensagem automática de aviso de «falha no circuito eléctrico».
Em declarações à agência France Presse, o ministro do Ambiente francês, Jean-Louis Borloo, já tinha avançado a possibilidade do avião ter sido apanhado no meio de uma tempestade.
«Eles estavam numa zona de fortes perturbações meteorológicas tropicais. Este tipo de aparelho está preparado para enfrentar este tipo de circunstâncias mas, para ter acontecido algo, pode ter ocorrido um acumular de circunstâncias graves», explicou o governante.
O voo AF 447 da Air France deixou o Rio de Janeiro domingo às 19h00 locais (22h00 GMT) com 228 pessoas a bordo – 216 passageiros (126 homens, 82 mulheres, sete crianças e um bebé) e 12 membros da tripulação a bordo. Devia ter chegado a Paris , ao aeroporto Charles de Gaulle esta segunda-feira de manhã por volta das 11h15 locais (09h15 GMT).
Após se ter perdido o rasto do avião, o exército brasileiro deu início a uma missão de busca e socorro. As buscas estão a centrar-se na proximidade do arquipélago Fernando de Noronha, em pleno Oceano Atlântico
Inicialmente pensou-se que a falta de comunicação com o aparelho podia estar relacionada com uma falha no transponder, o que impediria o avião de ser visto pelos radares mas não de continuar viagem.
Pouco depois das 09h00 da manhã, e como o avião permanecia incontactável, a Air France classificou a situação de «muito grave» e abriu um gabinete de crise.
Revisão do avião não detectou problemas
Segundo o site do jornal Le Monde, que cita a direcção da Air France, o avião – um Airbus A-330-200 – foi posto ao serviço em 2005 e tinha feito a última revisão de segurança a 16 de Abril sem que fosse detectado qualquer problema.
A companhia de aviação tentou estabelecer o contacto com o avião até às 03h30 de Paris (01h30 GMT). A mensagem automática de falha do sistema eléctrico foi emitida às 04h14 de Paris (02h14 GMT).
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