sexta-feira, 5 de junho de 2009

Artmar 2009

Realizou-se ontem mais um Festival Artmar promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Ao contrário de todas as edições anteriores, este ano o Artmar realizou-se na baía da cidade e o acesso foi gratuito. Devo dizer que nenhuma destas alterações beneficiou o que considero ser um Festival de referência na Madeira.

O ambiente que se criava no Jardim do Ilhéu era bastante mais intimista e estava muito mais em sintonia com o tipo de interpretes que costumam participar no Artmar. Para além disso, o facto de se pagar entrada garantia que quem estava presente o fazia por interesse em ouvir os intérpretes convidados e não numa atitude típica de "vou lá ver se gosto".
Não quero com isto dizer que se deva vedar o acesso a este tipo de eventos a pessoas com menos possibilidades económicas, no entanto foi muito desagradável no espectáculo de ontem ser quase impossível estar atento aos intérpretes porque à minah frente estave uma senhora constantemente a gritar com duas crianças e atrás um grupo de pessoas a conversar ruidosamente sem demonstrar qualquer interesse pelos artistas ou respeito pelo restante público.

Quanto aos intérpretes, a cabo-verdiana Lura, que ouvi pela primeira vez, teve um prestação muito agradável, com uma óptima presença em palco, uma voz forte e quente e um timbre muito a meu gosto, principalmente no registo grave, ideal para a interpretação dos temas de inspiração em ritmos e melodias de Cabo-Verde.

A estrela da noite, Teresa Salgueiro, apresentou o seu novo álbum de nome "Matriz", onde faz uma interessante viagem pela história da música portuguesa desde o século XIII (D. Dinis), passando pelo fado (Amália, Alfredo Marceneiro, Carlos) e temas tradicionais (Fausto, Lopes Graça).
Vocalmente, Teresa Salgueiro não me pareceu muito em forma, demonstrando algumas dificuldades no registo agudo, onde a voz parecia enfraquecer e entrar em esforço. De qualquer forma a cantora é detentora de uma voz muito especial e que dá um carácter muito interessante aos temas que interpretou.

Globalmente o concerto pareceu-me bem conseguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas