Já disse aqui várias vezes que sou um apaixonado pela ópera. Às vezes penso que, além de paixão o meu gosto pela ópera é uma "tara" ou mesmo um vício.
Como hoje é o dia mundial da música, achei por bem partilhar convosco como descobri o mundo da ópera.
Na década de 1990 os concertos dos três tenores (Pavarotti, Domingo e Carreras) estavam na moda. O canto lírico tinha saído dos teatros de ópera e invadido os parques das principais cidades do mundo. Milhares de pessoas assistiam a estes concertos no Central Park de Nova Iorque ou no Hyde Park de Londres.
Discos, vendiam aos milhões.
Eu já conhecia o Pavarotti antes de ter tido contacto com os CD e DVD dos concertos dos três tenores. Sempre tinha sido o meu tenor de eleição.
Um dia, em meados da década de 1990, ouvi na Antena 2 uma ária de ópera interpretada pelo Pavarotti que me chamou a atenção. No final da ária, o apresentador referiu que era uma das árias mais difíceis para tenor, uma vez que incluía nove "Dós de peito". Claro que, na altura, eu não fazia a mínima ideia do que era um "Dó de peito", mas resolvi investigar. Fixei também o nome da ópera em questão: "La Fille du Regiment" do compositor italiano Gaetano Donizetti.
Na primeira oportunidade, adquiri um conjunto de dois CD de "La Fille du Regiment". Ouvi uma vez e gostei muito. Gostei especialmente da voz feminina. Uma voz bela, clara, potente e com notas agudas soberbas. Ouvi outra vez, e outra...
Joan Sutherland era o nome da senhora. Comecei a investigar a sua carreira e vim a descobrir que foi um dos melhores sopranos de sempre e que existe um legado extraordinário da sua carreira em CD e DVD.
A partir daí comecei a comprar compulsivamente CD, DVD e livros de, e sobre ópera. Descobri um mundo fascinante de cantores, compositores, maestros, encenadores e teatros. Passei a assistir a récitas com alguma regularidade. Algumas delas inesquecíveis.
Obrigado Joan Sutherland, que mesmo depois de ter terminado a sua carreira, me deu a conhecer o mundo da ópera.
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