quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Café Águias D'Ouro de Estremoz - Arte Nova no Alentejo
Coloquei um "post" aqui no Outras Escritas com uma fotografia daquele que considero um dos melhores exemplares de Arte Nova em Portugal. O edifício do Café Águias D'Ouro de Estremoz.
Como o "post" despertou alguma curiosidade aos leitores mais assíduos deste blogue, resolvi transcrever o texto que está numa placa colocada, recentemente, em frente ao edifício.
Diz assim:
Edifício construído entre 1908 e 1909, foi inaugurado como café em 1909. A sua arquitectura ecléctica, especialmente visível na linguagem decorativa da fachada, torna-o num dos melhores exemplares do património edificado de Estremoz. É notória a sua influência da Arte Nova (movimento artístico iniciado nos finais da década de 1880 e que entra em Portugal a partir de 1905), nomeadamente no seu exterior a nível dos primeiro e segundo pisos, como o provam os azulejos vermelhos, a platibanda decorada com flores-de-lis ou a propositada diferença dos 7 vãos. É um raro sobrevivente dos antigos cafés de tertúlia portugueses de início do século XX, tornando-o numa referência sociológica importante da memória colectiva de quem por aqui passou e conviveu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É muito agradável à vista e certamente um café (mesmo que não seja Nespresso) tomado na esplanada deve saber muito bem.
ResponderEliminarTem um "je ne sais quoi" de Gaudí...