É um cenário de entreajuda o que está a ser desenvolvido por investigadores nacionais do Instituto de Telecomunicações de Portugal. Com o crescente recurso a redes móveis, um telemóvel com pouca rede ou bateria fraca poderá pedir auxílio a outros, para proceder a uma ligação.
Por exemplo, um telemóvel pode ligar-se a outro nas proximidades quando se encontrar quase sem bateria ou com pouca rede. Para tal, sublinha Paulo Marques, um dos investigadores deste projecto inovador, «precisará de pouca energia, porque a distância entre eles é pequena. A partir do momento em que o telemóvel vizinho esteja em melhores condições e use a tecnologia preparada para registar o alerta, irá retransmitir a chamada para a antena do operador do primeiro telemóvel», revela o «Diário de Notícias».
Neste sentido, para debelar esses constrangimentos, a visão das redes móveis para a próxima época passa por estimular «a cooperação entre os telemóveis», incluindo os de redes e utilizadores diferentes, esclarece Paulo Marques. As soluções em estudo sustentam-se em sistemas de rádio cognitivos, em que os telemóveis ou outros aparelhos que usem redes móveis reagem em função do ambiente onde estão inseridos.
Trata-se, referiu Paulo Marques, de uma tecnologia que pressupõe «um novo modelo de negócio».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas