domingo, 1 de fevereiro de 2009

Notícia em Destaque - TMN é a marca mais conhecida dos portugueses

Lê-se no Jornal de Notícias:

A TMN, o Meo e a Vodafone foram as marcas mais conhecidas pelos portugueses em 2008, de acordo com um estudo da Publivaga relativo ao reconhecimento espontâneo das marcas.

À pergunta "que anúncios recorda ter visto publicitados recentemente?", cerca de 5,3 por cento dos inquiridos responderam a TMN, 3,4 por cento o Meo e 3,3 por cento a Vodafone.

Os anúncios em causa são relativos a todos os meios publicitários e não apenas à televisão, e incluem marcas de produtos distintos (não apenas de telecomunicações).

Em 2007, esta tabela era liderada pela PT, seguida da TMN e depois pela Coca-Cola. A Vodafone surgia em quarto lugar.

Fonte oficial da PT disse à Lusa que a liderança da TMN (empresa de comunicações móveis do grupo PT) em 2008 "não é justificada por um aumento do investimento", já que este foi praticamente igual nos dois anos (cerca de 72 milhões de euros).

Houve a preocupação de fazer o enfoque "nalgumas linhas de comunicação", acrescentou a mesma fonte, como seja a campanha dos Reis Magos, o TMN Negócios, as campanhas de Verão e Natal e o e-escolas.

O Meo, serviço de Internet, televisão e telefone do grupo PT, surgiu em segundo lugar, apesar de só ter sido criado em Abril de 2008.

"O lançamento [do Meo] foi muito bem conseguido", segundo fonte da PT, com histórias curtas protagonizadas pelos Gato Fedorento.

A queda de posições da PT em 2008 (em seis posições, para o sétimo lugar) reflecte a opção tomada de deixar de apostar na "marca institucional" e passar a apostar mais numa "marca estratégica", de acordo com a mesma fonte, num ano em que o investimento feito na marca PT baixou para quatro milhões de euros.

A Vodafone, que fez um investimento publicitário de cerca de 82 milhões de euros, surge em terceiro lugar na lista das marcas mais recordadas, uma posição acima da registada no ano anterior.

A Lusa procurou obter uma reacção da Vodafone, mas até ao momento não obteve resposta.

O estudo da Publivaga foi feito a indivíduos com idades entre os 8 e os 64 anos, residentes na área da grande Lisboa e do grande Porto. Foram feitas 900 entrevistas telefónicas por semana, totalizando 46.800 entrevistas.

Os dados obtidos correspondem à média das respostas em todas as semanas do ano.

Top das marcas recordadas em 2008:

1º TMN - 5,3 %

2º Meo - 3,4%

3º Vodafone - 3,3%

4º Optimus - 3,3%

5º Continente - 2,7%

6º Coca-Cola - 2,4%

7º Carros/Automóveis - 2,0%

8º Telemóveis - 1,4%

9º PT - 1,3%

10º BES - 1,2%

In Jornal de Notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas