A TMN, o Meo e a Vodafone foram as marcas mais conhecidas pelos portugueses em 2008, de acordo com um estudo da Publivaga relativo ao reconhecimento espontâneo das marcas.
À pergunta "que anúncios recorda ter visto publicitados recentemente?", cerca de 5,3 por cento dos inquiridos responderam a TMN, 3,4 por cento o Meo e 3,3 por cento a Vodafone.
Os anúncios em causa são relativos a todos os meios publicitários e não apenas à televisão, e incluem marcas de produtos distintos (não apenas de telecomunicações).
Em 2007, esta tabela era liderada pela PT, seguida da TMN e depois pela Coca-Cola. A Vodafone surgia em quarto lugar.
Fonte oficial da PT disse à Lusa que a liderança da TMN (empresa de comunicações móveis do grupo PT) em 2008 "não é justificada por um aumento do investimento", já que este foi praticamente igual nos dois anos (cerca de 72 milhões de euros).
Houve a preocupação de fazer o enfoque "nalgumas linhas de comunicação", acrescentou a mesma fonte, como seja a campanha dos Reis Magos, o TMN Negócios, as campanhas de Verão e Natal e o e-escolas.
O Meo, serviço de Internet, televisão e telefone do grupo PT, surgiu em segundo lugar, apesar de só ter sido criado em Abril de 2008.
"O lançamento [do Meo] foi muito bem conseguido", segundo fonte da PT, com histórias curtas protagonizadas pelos Gato Fedorento.
A queda de posições da PT em 2008 (em seis posições, para o sétimo lugar) reflecte a opção tomada de deixar de apostar na "marca institucional" e passar a apostar mais numa "marca estratégica", de acordo com a mesma fonte, num ano em que o investimento feito na marca PT baixou para quatro milhões de euros.
A Vodafone, que fez um investimento publicitário de cerca de 82 milhões de euros, surge em terceiro lugar na lista das marcas mais recordadas, uma posição acima da registada no ano anterior.
A Lusa procurou obter uma reacção da Vodafone, mas até ao momento não obteve resposta.
O estudo da Publivaga foi feito a indivíduos com idades entre os 8 e os 64 anos, residentes na área da grande Lisboa e do grande Porto. Foram feitas 900 entrevistas telefónicas por semana, totalizando 46.800 entrevistas.
Os dados obtidos correspondem à média das respostas em todas as semanas do ano.
Top das marcas recordadas em 2008:
1º TMN - 5,3 %
2º Meo - 3,4%
3º Vodafone - 3,3%
4º Optimus - 3,3%
5º Continente - 2,7%
6º Coca-Cola - 2,4%
7º Carros/Automóveis - 2,0%
8º Telemóveis - 1,4%
9º PT - 1,3%
10º BES - 1,2%
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas