quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Notícia em destaque - Dia Mundial da Luta Contra- O Cancro faz 40 mil novos doentes todos os anos em Portugal

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Notícias surgem com números verdadeiramente aterradores.

Do IOL Portugal Diário:

Mais de 22.200 pessoas morreram, em 2006


Assinala-se esta quarta-feira o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que origina cerca de 40.000 novos doentes todos os anos em Portugal.

Por outro lado, segundo os últimos dados do INE, mais de 22.200 pessoas morreram em Portugal devido a cancro em 2006. Os números revelam, no entanto, uma diminuição de 2,25 por cento destes óbitos entre 2006 e 2005.

Os tumores malignos que mais mortes provocaram em 2006 foram os da laringe/traqueia, brônquios e pulmões (3.577), seguindo-se o cancro do cólon (2.405) e o cancro do estômago (2.273).

A maior subida de óbitos entre 2005 e 2006 foi provocada pelo cancro da bexiga (10,92 por cento), que vitimou 701 pessoas em 2006.

Já as variações mais significativas nas descidas registaram-se nos óbitos por cancro do colo do útero (menos 12,32 por cento) e do esófago (menos 11,65 por cento). Em 2006, o cancro do colo do útero matou 185 pessoas e o do esófago 508.

No total, os tumores mataram 22.709 em 2006, sendo que entre os malignos provocaram 22.213 óbitos.

A mortalidade em alguns subtipos de cancro tem vindo a diminuir graças a tratamentos «mais eficazes» e à sensibilização da população para esta doença, segundo o coordenador nacional para as doenças oncológicas.

Como razões que terão contribuído para a diminuição de óbitos por cancro, Pedro Pimentel apontou uma «maior eficácia das diferentes modalidades de tratamento» e também «uma maior sensibilidade da população e dos profissionais para um alerta para as doenças e para um diagnóstico e tratamento mais precoce».

Pedro Pimentel salientou, igualmente, a importância da «difusão dos programas de rastreio, que contribuem de uma forma muito significativa para a diminuição de mortalidade por cancro».

No seu primeiro ano de existência, que também se assinala hoje, a linha telefónica de apoio às pessoas com cancro contabilizou quase seis mil contactos.

A linha, única no país, foi criada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro a 04 de Fevereiro de 2008, com o objectivo de «ajudar e orientar a população em geral, doentes, amigos e familiares».

A linha funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 22:00, através do número 808 255 255.

In IOL Portugal Diário

4 comentários:

  1. Hoje de manhã antes de sair de casa, vi esta notícia e, sendo um tema pelo qual, acima de tudo, tenho muito respeito, coloquei-o no blogue...
    sintonizados como sempre ;-)))

    ResponderEliminar
  2. Há verdades eternas :)

    Eu já tinha visto a notícia no Desvios ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bom ao ver esta noticia, penso logo em todas as pessoas que têm esta doença.

    Principalmente nas crianças, nas mães que têm filhos pequeninos e nas outras claro.

    Nas crianças porquie lutam para conseguir vencer uma doença horrivél de suportar e ainda por cima, são aquelas pessoas que pouco sabem o que é a vida e já têm que ultrapassar um obstáculo muito grande se ultrapassar.

    Bem que gostava que se curassem e que vivessem uma vida muito boa.

    As mães que têm esta doença sabendo que podem morrer a qualquer momento, pensam nos seus filhos que podem não ver o crescimento de seus filhos é uma agónia viver e a pensar nisso, mas admiro a luta que fazem para subreviver a isso.

    Um grande bem Haja a todas as pessoas que sofrem desta doença que nunca percam a esperança e fé que podem melhorar.

    ResponderEliminar
  4. É muito importante não se deixar vencer psicologicamente.
    O poder da mente nestas situações pode marcar a diferença entre o sucesso e o insucesso dos tratamentos.
    E felizmente ontem abriu o novo centro de radioterapia da Madeira.
    Uma grande ajuda para quem precisa.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas