quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Notícia em Destaque - Cartão de Cidadão Tempo de espera é questão de sorte e vai de seis minutos a várias horas

Parece que nem tudo está a correr bem.

Lê-se no Sol:

A caneta digital com que assinou o Cartão de Cidadão embirrou com o ‘L’ de Laura e cortou-lhe a letra pelo meio. A funcionária desistiu à terceira tentativa, mas Laura continua a dizer que aquela assinatura oficial não lhe pertence.

«O meu L é só um risco grande e quando assinei com aquela caneta só apareceu metade da letra», explicou, salientando que «assinar com aquela caneta não é a mesma coisa que assinar com uma caneta normal».

À terceira tentativa com insucesso, sempre com Laura a recusar-se a ficar com o ‘L’ pela metade, a funcionária deu o caso por encerrado.

«Eu disse-lhe sempre que aquela não era a minha assinatura, mas ela disse-me que tinha de ficar assim, porque o sistema não reconhecia a letra e não dava de outra maneira», contou, afirmando que quando assinar com uma caneta comum, a sua assinatura não se vai parecer com o rabisco do Cartão de Cidadão.

«Não sou eu naquele cartão», reafirmou, garantindo que nem na fotografia pequena e a preto e branco se reconhece, porque não conseguiu «ficar descontraída depois de algumas horas à espera».

São precisamente as longas filas de espera a queixa mais frequente de quem enfrenta o processo de requerer o Cartão de Cidadão (CC), um ‘cinco em um’, já que substitui o Bilhete de Identidade, o cartão de Identificação Fiscal, o da Segurança Social, o de Saúde e o de Eleitor.

Passar pouco tempo nas filas pode ser tanto uma questão de sorte como de escolher bem o posto de atendimento entre os 370 espalhados pelo país, incluindo dez lojas do cidadão e conservatórias do registo civil.

O tempo médio de espera até se ser atendido pode ir de seis minutos a várias horas e até custar um dia de trabalho.

O sítio do CC na Internet disponibiliza as médias de tempo de espera nos postos de atendimento, que permitem saber que na passada semana tirar este documento demorou, por exemplo, uma média de 16 minutos em Celorico de Basto, 20 em Aveiro e 24 em Viseu. Mas em Portimão foram precisas cinco horas e em Abrantes três.

Segundo esta fonte, no mesmo período as onze conservatórias do registo civil de Lisboa onde é possível requerer o cartão registaram médias de tempo de espera entre os seis e os trinta minutos, enquanto que ser atendido na Loja de Cidadão (LC) das Laranjeiras demorou em média 03h34.

No entanto, a Agência Lusa demorou bem mais do que isso para ser atendida nas Laranjeiras em dois dias da mesma semana.

Retirou quarta-feira, dia 04, a senha número 190 às 10h39 e apenas seria atendida cerca das 16h40. No dia seguinte retirou nova senha, a 130, às 10h09, e apenas conseguiu atendimento às 14h44, excedendo em ambos os casos a média de espera referida no site.

Numa ronda por conservatórias da Grande Lisboa, a Lusa confirmou que o tempo de espera depende de vários factores, mas a afluência de cidadãos às LC de Lisboa pode fazer com que ser atendido nestas lojas demore mais.

«Temos muito menos gente do que em Lisboa. É que as pessoas devem pensar que em Lisboa é mais rápido», referiu à Lusa uma funcionária da Conservatória do Registo Civil de Alenquer, garantindo que o tempo de espera depende de vários factores, mas «nunca é preciso perder uma manhã ou tarde de trabalho».

«Também temos casos de pessoas que foram a Lisboa e acabam por vir tirá-lo aqui», afirmou, por seu lado, uma funcionária da conservatória de Sobral de Monte Agraço, uma das primeiras onde se pôde requerer o cartão, salientando que no início foi complicado, mas «agora as pessoas já não têm de esperar muito tempo até serem atendidas».

Para evitar este tempo de espera, nas lojas do cidadão das Laranjeiras (Lisboa), Restauradores (Lisboa) e de Odivelas é possível agendar com antecedência o atendimento através do telefone ou do envio de um e-mail para agendamento.cc@lojadocidadao.pt com o nome, data, hora, loja do cidadão pretendida e número de telefone. Deverá depois receber um e-mail ou telefonema de confirmação do atendimento.

Quem se dirigir directamente às lojas do cidadão e a alguns postos de atendimento poderá ainda aderir a um sistema que permite saber, através de SMS que custa 0,60 euros mais IVA, quantas senhas faltam para que determinado número seja atendido e a hora provável de atendimento ou ainda ser alertado sobre a altura em que chegou a sua vez.

Ultrapassada a questão da espera, o atendimento propriamente dito ocorre em cerca de 15 minutos. O processo custa 12 euros.

Após a conclusão do pedido, a emissão do documento depende das entidades responsáveis pelos cinco cartões que substitui e começa então mais um processo de espera que tanto pode demorar duas semanas como dois meses.

In Sol

3 comentários:

  1. Conheço pessoas que demoraram 30 min entre o chegar, fazer o cartão e sair e conheço pessoas que foram levantar a ficha, foram para casa e voltaram à tarde... e ainda esperaram... é uma sorte!
    Quanto ao resultado, como bons Portugueses somos sempre pouco receptivos a mudanças e só é bom o que já há e que por sinal 'não prestava para nada' aquando da implementação.

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  2. Pois.

    Eu sou totalmente a favor do cartão do Cidadão. Mas não gosto ode filas de espera. Por isso ainda não fiz o meu...

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  3. É por tudo isto que de tão entusiasta que eu estava no princípio que ainda nao tirei o meu :(

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