quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Maria João Avilez

No dia 4 de Fevereiro de 1945 nascia Maria João Avilez.

Da Infopédia:

Jornalista portuguesa, Maria João Rita Filomena Pinto da Cunha de Avilez nasceu a 4 de Fevereiro de 1945, no seio de uma família com raízes aristocráticas. É irmã de Maria José Nogueira Pinto, que se viria a destacar como dirigente do Partido Popular. Maria João Avilez tinha apenas 17 anos quando começou a colaborar num programa da Radiotelevisão Portuguesa chamado "Programa Juvenil". Esta colaboração surgiu a convite da escritora Yvette Centeno, que era professora de Maria João e ao mesmo tempo dirigia o programa. A futura jornalista, desde a juventude interessada no mundo da comunicação, funda com um grupo de amigos dois jornais, Companheiros e AZ. No entanto, estas publicações aguentam-se por pouco tempo devido à falta de dinheiro. Entretanto, Maria João Avilez continuou a colaborar na televisão, o que acontecia com cada vez mais regularidade. Simultaneamente, começou também a escrever e a ler apontamentos na Rádio Renascença. Nesta emissora de rádio passou ainda a fazer programas juvenis e de poesia. Aos 28 anos, começou a colaborar como estagiária no diário vespertino lisboeta A Capital. Em 1974, passou a fazer parte da redacção, mas em Setembro desse mesmo ano mudou-se para o semanário Expresso, onde se tornou conhecida e respeitada como jornalista. Em 1981, ganhou o importante prémio EFE (da agência espanhola de notícias) para a melhor reportagem do ano, graças a um trabalho publicado em Dezembro de 1980 no jornal Expresso intitulado "Sá Carneiro - O Último Retrato". A sua reportagem foi considerada a melhor entre cerca de 350 provenientes de 36 países de língua latina. Em 1982, publicou o seu primeiro livro, intitulado Solidão e Poder, tendo por tema o antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro. Posteriormente lançou Entre Palavras, que reúne uma série de entrevistas realizadas por si entre 1974 e 1984. Ainda como escritora, é autora da biografia autorizada do antigo Presidente da República Mário Soares intitulada Soares - O Presidente. Em Outubro de 2000, lançou Portugal - As Sete Partidas do Mundo, uma obra ilustrada com fotografias da autoria do seu colega do Expresso Rui Ochôa. Paralelamente à carreira de jornalista e escritora, Maria João Avilez apareceu assiduamente na televisão e na rádio e escreveu para diversas publicações.

Maria João Avilez. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-02-04]

2 comentários:

  1. Uma das jornalistas da actualidade que, na minha opinião, com mais crédito.
    Gosto muito da forma como ela conduz as entrevista. Consegue 'levar' o entrevistado à resposta sem o 'torturar'.
    Prima também pela discrição. Gere a sua carreira sem espalhafato.
    Uma outra jornalista com quem a comparo,mas que infelizmente faleceu muito nova, a Helena Sanches Osório.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Maria João Avilez é uma jornalista a sério.

    Infelizmente já quase não existe jornalismo a sério e se perguntarmos ao cidadão comum quem é Maria João Avilez, as resposta será certamente um "não sei".

    Até a biografia da Infopédia começa por referira que Maria João Avilez é irmã de Maria José Nogueira Pinto. Como se isso interessasse.

    O seus trabalhos biográficos sobre Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal são notáveis.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas