Lê-se no "site" da SIC:
Os tarifários da TMN, Vodafone e Optimus aumentam a partir de Março 2,5%, sendo a operadora pertencente ao grupo PT a primeira a actualizar os preços já no domingo.
A TMN vai começar a aplicar o aumento de 2,5% das suas tarifas a partir do primeiro dia de Março, aplicando-se os novos preços aos serviços de voz e dados (telemóveis e placas de banda larga). Já o tarifário do Moche, direccionado para os mais jovens, não sofre alterações. As chamadas nacionais do plano Mimo da TMN entre clientes desta operadora custam agora 25,2 cêntimos no primeiro minuto e 15,1 cêntimos nos minutos seguintes, senda que a partir de domingo os preços praticados vão passar a ser de 25,8 cêntimos e 15,5 cêntimos, respectivamente. Para as outras redes, as chamadas nacionais têm um custo de 40,3 cêntimos por minuto. Vodafone e Optimus invocam crise
Também a Vodafone vai aplicar as novas tarifas a partir de dia 5 de Março, incidindo os reajustamentos apenas sobre os serviços móveis, com excepção das mensalidades associadas aos tarifários Yorn Power Extravaganza e Vita 91 Extreme, bem como os serviços fixos, a banda larga e os serviços roaming. Todas as chamadas nacionais do plano Vita Total, da Vodafone, têm agora um custo de 18,84 cêntimos por minuto e a partir de 5 de Março a mesma chamada vai custar 19,3 cêntimos. No mesmo plano, as chamadas internacionais para países da União Europeia nos dias úteis custam agora 55,44 cêntimos por minuto e vão passar a custar 56,8 cêntimos por minuto. Para a operadora, esta era uma "decisão inevitável", tendo em conta "o actual ambiente macroeconómico, a maturidade do mercado das comunicações móveis, a diminuição das suas receitas de terminação e o aumento dos produtos e serviços contratados aos fornecedores".
Também a Optimus vai actualizar em 2,5% os tarifários, que entram em vigor a 5 de Março, sublinhando que "dado o contexto, esta actualização não compromete a competitividade" da sua oferta. De acordo com as informações disponibilizadas no site da operadora, todas as chamadas nacionais do plano Total têm agora um custo de 18,8 cêntimos por minuto e no dia 5 de Março vão passar a custar 19,3 cêntimos. As chamadas para a Europa do mesmo tarifário custam hoje 52,6 cêntimos, passando a custar 53,9 cêntimos a partir do dia da actualização dos preços. Os tarifários não eram actualizados desde Julho do ano passado, altura em que os preços foram reduzidos, devido à descida do IVA de 21 para 20%, sendo que a última subida dos preços aconteceu em 2004.
In SIC
Como se os tarifários já não fossem caros...
ResponderEliminarPessoalmente, seja em relação às tarifas de telefones móveis bem como de acessos à internet e TV, considero os preços elevados tendo em vista os rendimentos da maior parte de nós.
A frase de Orwell (grande visionário) fez sempre e cada vez mais sentido: somos todos iguais mas há uns mais iguais do que outros.
É isso mesmo, pagamos muito...
ResponderEliminarPenso que o caso mais crítico é mesmo o acesso de dados (Internet) cujos preços são ridiculamente altos.
O Triunfo dos Porcos... Um livro essencial. Óptima referência.
Pois é. Nestas coisas olho sempre para estas ditas grandes empresas como sorvedouros de dinheiro para poder pagar salários verdadeiramente pornográficos aos seus directores.
ResponderEliminarGostei de ouvir há dias na TSF uma directora de uma empresa de confecções, salvo erro em Ponte de Lima (aquela que uma funcionária comprou por 1 Euro) em que ela (a directora) dizia que às vezes fica sem o seu vencimento para poder pagar às funcionárias e cumprir com as obrigações para com o Estado (que também não são nada poucas). Haverá muitos assim? De certeza que não.
Quanto a Orwell, desde pequeno que me familiarizei com o nome e realmente depois de conhecer as obras (pelo menos as mais conhecidas: O Triunfo dos Porcos e 1984) ficou como um dos autores favoritos.
Esqueci-me de mencionar (e fica como dica para quem quiser ler) que na Wikipedia existem links para vários ensaios de Orwell (Eric Arthur Blair, este era o seu nome) que merecem ser lidos.
ResponderEliminarOlá Henrique. Eu li Orwell quando ainda era muito novo.
ResponderEliminarAcho que é tempo de voltar a ler, ou reler, o autor.
Obrigado pelas dicas.