quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Regina Duarte

No dia 5 de Fevereiro de 1947 nasceu a actriz Regina Duarte.

Da Wikipédia (em português do Brasil):

Uma das mais famosas e queridas atrizes do Brasil, Regina Blois Duarte nasceu em 5 de Fevereiro de 1947, em Franca, norte do estado de São Paulo.

Cresceu em Campinas, interior paulista, ao lado dos pais e 4 irmãos. Aos 18 anos fez sua estréia da televisão, interpretando Malu, na novela "A Deusa Vencida", da extinta TV Excelsior. De lá para cá, Regina não parou de encantar o público: Em 1969 foi Andréa, em "Véu de Noiva", e em 1970 participou do marco da TV brasileira, "Irmãos Coragem", como a encantadora Ritinha.

Mas foi com "Minha Doce Namorada", em 1971, que a atriz ganhou o eterno apelido de "namoradinha do Brasil". Nesta época, a referência ao "título" era tão forte, que Regina recusou um convite para participar da montagem da peça teatral "Hair", porque precisaria ficar nua em cena.

Papéis de destaque foram seguindo: "Selva de Pedra" (1972 - como Simone Marques), "Carinhoso" (1973 - como Cecília) e "Nina"(1977 - como Nina). Em 1979, Regina mostrou que a "namoradinha" na verdade era uma mulher independente e muito forte: O seriado "Malu Mulher", dirigido por seu ex-marido, Daniel Filho, foi um marco na carreira da atriz e na vida de muitas mulheres. O papel da protagonista Malu, parecia ter sido feito exatamente para ela. 1 ano e 7 meses de muita emoção na telinha!

Em 1985, Regina viveu um dos momentos mais marcantes da sua carreira: a intrépida Viúva Porcina, de "Roque Santeiro", papel que lhe rendeu inúmeros prêmios da imprensa especializada, e que até hoje figura na lembrança dos fãs.

Depois da fogosa viúva, em 1988 foi a vez da sofrida Raquel em "Vale Tudo", onde protagonizou cenas inesquecíveis com Glória Pires, que viveu Maria de Fátima, sua filha na trama.

A personagem Maria do Carmo, de "Rainha da Sucata" (1990), também é outro marco na carreira da atriz e responsável por mais premiações. Nos anos 90 seguiram, "Retrato de Mulher" (1993), o re-make de "Irmãos Coragem" (1995), e o início da "série de Helenas", com "História de Amor" (1995) e "Por Amor" (1997).

Em 1999, Regina Duarte protagonizou a grande minisérie "Chiquinha Gonzaga", com sua filha, Gabriela Duarte, interpretando Chiquinha jovem. Em 2002, outra novela fez com que os brasileiros matassem a saudade da atriz: "Desejos de Mulher", como Andréa, onde foi dirigida por Dênis Carvalho e mais uma vez atuou ao lado da amiga Glória Pires.

Em 2006, sua última (pelo menos por enquanto) Helena... Em "Páginas da Vida", Regina interpretou uma médica que adota uma criança com Síndrome de Down, abandonada em um parto feito por ela mesma. A novela de Manoel Carlos foi um sucesso e as cenas entre a atriz e sua filha especial ficaram para a história.

Regina Duarte é casada com Eduardo Lippincott desde 2000. Além da atriz Gabriela Duarte, têm 2 filhos: André e João Ricardo. Em 2006, ganhou um dos maiores presentes da vida: a neta Manuela, filha de Gabi.

Na pesquisa que fiz sobre a actriz na Internet, encontrei o seu blogue na Globo. Aqui fica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas