sábado, 21 de fevereiro de 2009

Notícia em Destaque - Sapo já está em Moçambique

Lê-se no Sol:

Ao som de cânticos africanos, numa sala repleta de empresários, profissionais da comunicação moçambicana e estudantes foi lançado , hoje, em Maputo, o
http://www.sapo.mz/. Uma aposta da Portugal Telecom que vem reafirmar o posicionamento da PT na revolução digital além fronteiras.

O conhecido sapo apareceu a dançar Marrabenta, uma dança tradicional, provando que esta empresa quer acima de tudo comunicar localmente.

«Reforçar os investimentos em África e voltar a investir em Moçambique», é o objectivo da Portugal Telecom (PT) que lançou, hoje, em Maputo, o portal www.sapo.mz. Zeinal Bava , presidente executivo do grupo PT afirmou ao SOL que o «crescimento económico actual, em África, é uma das motivações desta empresa de comunicações que aposta cada vez mais na internacionalização». Com o objectivo de «aproximar Moçambique ao Mundo, este portal vai criar condições para que os moçambicanos possam colocar os seus conteúdos em qualquer parte, e possam andar à velocidade da sua imaginação», referiu Bava .

Com aposta em conteúdos locais, a cultura, a divulgação e o entretenimento estão na agenda deste projecto que promete ser um caso de sucesso. Na mesma altura em que lançou o portal o Sapo a PT ofereceu computadores portáteis Magalhães a estudantes moçambicanos.

«Além de representar Moçambique no mundo o sapo.mz vai servir de montra para fotos, vídeos e conteúdos sobre o País, uma oportunidade para juntar e ligar os que trabalham na diáspora moçambicana a uma boa velocidade de navegação», afirmou ao SOL Zeinal Bava.

Depois de Cabo Verde e Angola, o Sapo chega a Moçambique, em parceria com bancos Millennium BIM e BCI e as empresas MCEL, TDM, LTM – Listas Telefónicas de Moçambique e Visabeira.

O presidente da república, Armando Guebuza, foi o convidado especial para o lançamento do portal sapo.mz e ofereceu o primeiro Magalhães a um estudante moçambicano. Venâncio Massingue, Ministro da Ciência e Tecnologia de Moçambique, também esteve presente e definiu esta iniciativa da PT como «um instrumento muito importante na cooperação dos dois países».

Comunicação local

Numa viagem ao ‘Mundo Sapo Moçambique’ o SOL confirmou que este portal quer assumir-se nacionalmente agregando toda a informação sobre Moçambique, com produção de conteúdos próprios, localizados e adaptados à realidade do país. Para além de promover a utilização da Internet enquanto ferramenta de conhecimento, o Sapo Moçambique pretende igualmente potenciar o desenvolvimento de conteúdos locais e impulsionar a utilização da língua portuguesa.

Os principais órgãos de comunicação social moçambicanos abraçaram da Rede Sapo de Notícias, representados pela Rádio Moçambique, Televisão de Moçambique, Sociedade de Notícias, Jornal Savana, Grupo Soico e Agência de Informação de Moçambique.

Email Sapo.mz

A partir de hoje, www.sapo.mz disponibiliza uma plataforma de e-mail com domínio do seu país, do tipo @sapo.mz, possibilitando a criação dos mails mais desejados e já ocupados noutras plataformas (ex. leila@sapo.mz). Tem também áreas específicas de Pesquisa, Vídeos, Fotos, Blogs, Classificados (Casas, Empregos e Automóveis), Messenger, sendo de realçar a parceria com a MCel que permite o envio gratuito de sms para esta rede móvel.

Aposta em serviços ‘ao minuto’

Além da actualização ao minuto e da agregação das notícias de todos os meios de Moçambique, o canal Sapo Notícias garante a disponibilização de vídeos, galeria de fotos, reportagens, entrevistas, oferecendo ao utilizador um serviço multimédia completo.

O portal Sapo Moçambique permite aceder a canais temáticos de áreas diversas como o Sapo Kids - um portal Sapo para os mais pequenos, com conteúdos adaptados a crianças e parcerias locais especificas para este projecto, nomeadamente, Parque Natural da Gorongosa, UNICEF Moçambique, Porto Editora e MC Roger Iniciative. O Sapo Kids MZ terá não só as ferramentas de pesquisa e comunicação do Sapo Kids Portugal, dicionários da Porto Editora, como o Scratch do M.I.T. adaptado pela Portugal Telecom para Português.

Viagens e sabores

Através do Sapo Viajar - um canal de viagens em Moçambique, com informação de alojamento, hotéis, restaurantes, pontos de interesses, fotos e vídeos de todas as províncias de Moçambique, disponível em português e inglês vai poder conhecer melhor Moçambique e escolher o destino ideal entre a fauna e a flora. No Sapo Sabores encontra informação actualizada sobre restaurantes, receitas e vídeos sobre a gastronomia moçambicana, assim como os pratos de todo o mundo.

África, uma aposta de longo prazo

De acordo com Zeinal Bava, África assume uma importância estratégica para a Portugal Telecom, continente onde está presente desde há 20 anos, com participação em Moçambique Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Namíbia, Marrocos e Quénia. Em 2007, constituiu uma holding agregadora das suas participações na região subsariana, com um importante parceiro estratégico, a Hellios, criando opções acrescidas para financiamento do seu crescimento na região.

Em Moçambique, o reforço deste investimento passa não só pelo lançamento do Sapo Moçambique e a presença nas Listas Telefónicas de Moçambique, mas também pelo compromisso com a comunidade.

Assim, e no âmbito de implementação de uma estratégia de aproximação do meio académico e empresarial, a PT assinou, hoje, com a Academia de Ciências de Moçambique um acordo de cooperação a nível do programa CMU (Carnegie Mellon University, uma das mais prestigiadas universidades norte-americanas) que visa: apoiar a participação de quadros Moçambicanos, em acções de formação avançada, no âmbito da sua candidatura ao programa, promover a definição de temas de tese que se enquadrem nas áreas de actuação da PT, assim como disponibilizar no Sapo Moçambique informação sobre trabalhos académicos desenvolvidos pela Academia.

Crescimento além fronteiras

Durante o ano de 2008 a PT reforçou o seu contributo para a produção de conteúdos em língua portuguesa. Nasceu o portal Sapo Cabo Verde e Sapo Angola, portais agregadores de conteúdos relacionados com Cabo Verde e Angola, produzidos exclusivamente por parceiros locais, e que pretendem ser o ponto de encontro das comunidade cabo-verdeana e angolana em qualquer ponto do mundo. Também no Brasil foi lançado o Sapo Mobile Brasil, versão para telemóvel do portal, que passou a estar disponível para os clientes da Vivo.

Dos cerca de 6.7 milhões de euros que a Portugal Telecom arrecada anualmente, 20% são gerados nos países africanos onde a PT está presente. O volume de negócios internacionais da PT representa 50% dos negócios daquela empresa do ramo de telecomunicações portuguesa. Os países africanos onde a PT já se estabeleceu geram um total de 20% das receitas daquela empresa, de acordo com Bava.O presidente executivo do grupo PT apresentou o volume de negócios globais da PT que se caracteriza em, 90%, no Brasil, 5% em África e a outra parte pelo resto dos cinco continentes onde a Portugal Telecom está presente.

In Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas