sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Estremoz

Ontem a Reflexos publicou no Desvios uma imagem de uma tela da Maluda que representa a visão da pintora sobre a cidade de Estremoz.

Hoje, no meio de preparativos para uma viagem de trabalho, lembrei-me de Estremoz.

Estremoz é uma cidade pequenina, no meio do Alentejo, mas que sempre teve para mim um grande significado. Fica a cerca de 30 Km da terra onde os meis pais nasceram e onde eu vivi com eles até aos 18 anos.

Era em Estremoz que os meus pais e avós faziam as compras mais importantes. Costumávamos ir aos Sábados, dia de mercado ao ar livre que ainda hoje se mantem. Íamos com o avô Alberto num Volkswagen Carocha azul. Era uma viagem longa (para a minha idade) e por vezes eu até enjoava. A chegada resolvia os problemas de enjoo todos! Íamos ao Café Central comer torradas de pão de forma e depois vinham as compras nos locais do costume e onde todos nos conheciam.

No Natal tudo se tornava ainda melhor, porque se ficava com a expectativa das compras dos presentes.

Momentos destes ficam sempre na nossa memória e às vezes basta um "clique" para que os recordemos com saudades.

Hoje, regresso com alguma regularidade a Estremoz. É bom. Mas a magia, essa ficou na infância.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste pequeno texto, muito parabéns é muito bom sabermos mais sobre si.

    Abraço

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas