segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Notícia em Destaque - Mais de 70 mil desempregados inscreveram-se em Janeiro nos centros de emprego o

Lê-se no Público:

Os centros de emprego receberam em Janeiro inscrições de 70.334 trabalhadores desempregados, um aumento de 44,7 por cento em relação a Dezembro e mais 27,3 por cento na comparação com Janeiro do ano passado, anunciou hoje o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Todas as regiões registaram o aumento de pessoas à procura de empregos, com especial destaque para o Algarve, que representou 58 por cento dos inscritos em Janeiro, fruto da sazonalidade que se verifica no sector do turismo e que leva à dispensa de trabalhadores nesta época de fraca actividade turística na região. O Norte do país foi a segunda região mais afectada pelo fenómeno, tendo sido responsável por 28 por cento das inscrições nos centros.

Para o presidente do IEFP, estes dados não são uma surpresa, já que desde de Setembro do ano passado que se verifica o aumento do desemprego em Portugal. “O mês de Dezembro não foge à regra. Nesse mês, atingimos 447.966 desempregados” inscritos nos centros, afirmou à Rádio Renascença, Francisco Madelino.

O primeiro trimestre deste ano será, porventura, o mais sensível, já que é aí que se fará mais sentir a sazonalidade da nossa actividade económica. “Quanto ao resto dependerá da evolução da situação macroeconómica internacional” que fará alterar o estado de coisas no futuro próximo, defendeu ainda Francisco Madelino.

In Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas