terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Notícia em destaque - Rússia volta a abrir torneiras do gás

Será que é desta vez?

Lê-se no "site" da TSF:
A companhia russa Gazprom anunciou, esta terça-feira, o recomeço do fornecimento de gás à Europa à hora prevista, mas existem receios de que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia possa continuar devido às divergências de posições.

A Gazprom abriu, esta manhã, uma das torneiras dos vários gasodutos que conduzem o gás russo até à Europa através de território ucraniano.

O primeiro fluxo de gás foi enviado via estação de bombagem Sudja, que se encontra na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia.

A Gazprom fez um pedido à Naftogaz (empresa ucraniana encarregada de transportar o gás russo para a Europa) para transporte de 76 milhões de metros cúbicos de por dia através do sistema de gasodutos da Ucrânia, adiantou uma fonte do Governo ucraniano citada pela Agência Inferfax.

No entanto, os analistas receiam que o conflito entre Moscovo e Kiev prossiga, porque a Ucrânia promete retirar diariamente 20 milhões de metros de gás com vista a transportar o restante combustível e a Rússia exige que esse gás seja pago, o que as autoridades se recusam a fazer.

In TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas