sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Notícia em Destaque - Gigantes tecnológicos anunciam 40 mil despedimentos

Os sinais de crise continuam...

Lê-se na Agência Financeira:
Google, Microsoft, Ericsson e Sony são as empresas mais afectadas.

A deteorização da situação económica está a provocar um rasto de despedimentos no sector tecnológico, que está actualmente a ser afectado pelo estrangulamento financeiro e pela quebra no consumo.

Em pouco mais de uma semana, entraram na «lista negra» dos despedimentos companhias tão importantes como a Motorola, Google, Intel, Ericsson e Microsoft. No conjunto, o ajuste compromete 40 mil trabalhadores.

Só a Microsoft vê-se obrigada a eliminar 5.000 postos de trabalho, 1.000 de forma imediata. Também a Intel anunciou, na passada madrugada, que vai ter de fazer um ajuste que compromete 6.000 pessoas, devido ao encerraramento de cinco fábricas.

Há pouco mais de uma semana foi a Motorola que «lançou fogo» ao comunicar que eliminaria 4.000 postos de trabalho em todo o mundo. Posteriormente, tomaram medidas idênticas, fábricas asiáticas como a Lenovo, que vai prescindir de 2.500 trabalhadores.

Também o Google, anunciou recentemente que irá reduzir cerca de uma centena de postos de trabalho e eliminar algunas ferramentas menos populares.

Mas há mais. A própria Ericsson apresentou ontem perdas gigantescas, tendo também anunciado que vai despedir cerca de 5.000 pessoas, sobretudo da fábrica de Estocolmo. Recorde-se que o grupo já tinha despedido no final do ano passado cerca de 4.000 empregados.

A Sony entretanto, comunicou esta sexta-feira que vai encerrar várias fábricas, sobretodo de televisores LCD, tendo ainda como meta reduzir 2.000 postos de trabalho.

In Agência Financeira

2 comentários:

  1. O bem mais essencial que temos (classe média e baixa) é mesmo o emprego. O resto quase nada é nosso. Nem a casa, nem o carro...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas