"Parece que decidiram escolher entre um cão de água português e um labradoodle. Vamos começar a procurar nos refúgios", disse o presidente eleito, numa entrevista transmitida pela cadeia televisiva ABC.

Barack Obama deverá entrar na Casa Branca com a sua mulher Michelle e as filhas Sasha, de sete anos, e Malia, de 10 anos, a 20 de Janeiro.

A procura do companheiro de quatro patas para a nova presidência suscita um enorme entusiasmo nos EUA, com os cidadãos a sugerirem várias alternativas, mesmo tendo em conta que Malia tem alergias ao pêlo de cão.

O presidente reconheceu que a resolução da escolha do cão foi mais difícil que imaginava e brincou dizendo que "foi mais difícil que encontrar um secretário do Comércio".

O cão de água português é apresentado como podendo ser preto, castanho ou branco, com pêlo ondulado ou frisado, e com carcaterísticas de um excelente cão de guarda, mas também de terapia para crianças, doentes ou idosos, segundo o sítio de Internet de um clube especializado em raças deste tipo.

Quanto à outra alternativa, resulta de um cruzamento entre o labrador e o caniche realizado na Austrália, nos anos 70, com o objectivo de servir de guia a cegos que sofressem de alergias, e tem a reputação de ser sociável, leal e não agressivo, refere o sítio de internet do clube britânico do "labradoodle".

Barney deixa Casa Branca com os Bush

Uma das últimas grandes apresentações de Barney, o cão dos Bush, foi protagonizar um filme caseiro de Boas Festas. Na história, o scottish terrier preto sonhava com os Jogos OLímpicos e era depois acordado para a sua missão de enfeitar a Casa Branca.

De salientar que Barney, nascido a 30 de Setembro de 2000, tem uma página na Internet (fotos, vídeos, a biografia, etc), onde aparece numa foto com George W. Bush e com a sua companheira Miss Beazley. A cadela foi oferecida pelo Presidente à mulher, Laura, em Janeiro de 2005.