quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Notícia em destaque - Continental Airlines realiza primeiro voo alimentado parcialmente por biocombustíveis

Lê-se no IOL Portugal Diário:

A companhia aérea norte-americana Continental Airlines tornou-se quarta-feira na primeira companhia comercial norte-americana a realizar um voo de demonstração alimentado, em parte, por combustíveis alternativos, utilizando um Boieng 737-800 que não transportava qualquer passageiro.

A empresa, a quarta maior do país, fez descolar o voo experimental do Aeroporto Internacional Bush, em Houston, para uma viagem que demorou cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos, com o objectivo de analisar os aspectos técnicos do uso de biocombustíveis, incluindo os efeitos sobre os sistemas mecânicos do avião.

O combustível alternativo escolhido é derivado de algas e plantas Jatropha e foi utilizado em apenas um dos dois motores do avião.

O presidente da companhia, Larry Kellner, reconheceu no entanto que, provavelmente, só daqui a vários anos, talvez mais de uma década, os combustíveis alternativos se tornem numa percentagem significativa do combustível utilizado pela Continental e outras grandes companhias aéreas.

As companhias aéreas têm realizado experiências com combustíveis alternativos como forma de reduzir emissões de dióxido de carbono e facturas de combustível menos pesadas, que tantas dificuldades criaram nas companhias aéreas no primeiro semestre de 2008, quando os preços do petróleo subiram até atingir o seu valor recorde.

In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas