sábado, 17 de janeiro de 2009

Al Capone

Nascia no Estados Unidos a 17 de Janeiro de 1899 o mais famoso "gangster" de sempre. Al Capone.

Da Infopédia

Gângster norte-americano, Alphonsus Gabriel Capone, que ficou conhecido por Al Capone, nasceu a 17 de Janeiro de 1899 em Brooklyn, Nova Iorque, no seio de uma família de imigrantes italianos que havia chegado aos Estados Unidos da América em 1894, e faleceu a 25 de Janeiro de 1947, na Florida. Também ficou conhecido por Scarface devido a uma cicatriz que tinha na cara.
Al Capone teve uma infância problemática e pertenceu a dois gangs de rua. Aos 14 anos foi expulso da escola por ter agredido um professor.
Depois trabalhou para o gângster Frankie Yale, que em 1919 o enviou para Chicago, onde, dois anos mais tarde, Capone se tornou no braço-direito de John Torrio. Este era o mentor de Yale e acabou por se retirar dos negócios depois de ter sido vítima de uma tentativa de assassinato por parte de membros de um grupo rival de gângsters.
Capone passou então a liderar os negócios da organização criminosa que rapidamente se expandiu, estendendo a sua actividade a outras cidades norte-americanas. O crescimento do gang deu-se, sobretudo, entre 1925 e 1930 em actividades como apostas ilegais, casas de jogos, clubes nocturnos, casas de prostituição, destilarias e cervejarias.
O primeiro assassinato atribuído a Capone ocorreu em 1923, quando terá abatido a tiro um homem que andava a incomodar um amigo seu.
A 28 de Fevereiro de 1929 ocorreu, a mando de Capone, o mais sangrento incidente entre bandos rivais. Determinado a eliminar o gângster Bugs Moran, enviou um grupo de homens mascarados de polícias para preparar uma cilada. Acabaram por ser abatidos seis homens de bandos rivais, mas Moran escapou por ter chegado atrasado. O caso ficou conhecido por Massacre de São Valentim.
Para tentar disfarçar a faceta de criminosos, Al Capone fazia donativos para escolas, dava boas gorjetas e convivia com jornalistas. Tentou ainda, através de uma reunião com os principais líderes de gangs de Chicago, chegar a um acordo para diminuir os índices de violência da cidade. Mas as tréguas só duraram dois meses,
Apesar de ser uma pessoa extremamente violenta e de estar associado a crimes de sangue, Capone foi condenado a onze anos de prisão, em 1931, por fuga aos impostos. O combate a Capone foi liderado pelo polícia Elliot Ness, que comandava um grupo a quem chamaram "Os Intocáveis".
Oito anos mais tarde, a pena foi revista e o gângster deixou a prisão devido ao seu debilitado estado de saúde, já que sofria de sífilis e de distúrbios mentais. Ainda apresentou algumas melhorias a partir de 1942, altura em que começou a ser tratado com penicilina, mas o seu estado mental estava irremediavelmente afectado.
A vida de Al Capone inspirou diversos realizadores de cinema e actores como Robert de Niro, Ben Gazzara, Rod Steiger e William Forsythe representaram o gângster. Capone foi também personagem no álbum Tintim na América, tendo sido a única vez em que apareceu uma personagem real num álbum do herói criado por Hergé.

Al Capone. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-01-16]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas