segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ainda Sarah Coburn

Falei há poucos dias da descoberta que fiz da voz de Sarah Coburn. Volto a referir esta senhora porque encontrei no youtube um vídeo com a sua interpretação de Lucie de Lammermoor, de Donizetti.

Desta ópera, faz parte uma "cena de loucura". Este tipo de cenas foi muito utilizado pelos compositores de Bel Canto nos séculos XVIII e XIX. Geralmente o que se passa é que uma personagem fica louca por questões amorosas e dá "asas" à sua insanidade utilizando uma linha vocal de extrema dificuldade.

No caso da ópera Lucia de Lemmermoor, a personagem Lucia enlouquece porque é obrigada a casar com quem não gosta. Assassina o marido na noite de núpcias e surge na festa depois do assassinato completamente fora de si.

Segue-se o vídeo com a interpretação da ária final da cena por Sarah Coburn.

Uma curiosidade: grande parte dos sopranos interpreta esta aria na tonalidade de Mi Bemol o que faz com que a última nota (a mais aguda da ária) seja precisamente Mi Bemol. Acontece que o compositor não escreveu a ária em Mi Bemol, mas sim em Fá, ou seja, se os sopranos pretenderem terminar a ária na tónica em sobreagudo (que não foi escrita pelo compositor) teriam que dar um Fá sobreagudo, o que é muito difícil para a maioria. É precisamente o que faz Sarah Coburn. Canta na tonalidade de Fá e termina em Fá sobreagudo.

1 comentário:

  1. Sem Palavras gostei muito deste video.
    E a nota final é espantosa.
    Bravissimo.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas