sexta-feira, 22 de maio de 2009

Notícia em Destaque - Mais qualidade de vida para doentes com cancro

Lê-se no "site" da TSF:

Melhorar a qualidade de vida dos doentes com cancro é o objectivo de uma investigação portuguesa, que analisa o impacto da anemia nos doentes. Este estudo revelou que o tratamento à anemia melhora em 50 por cento dos casos a qualidade de vida dos doentes.

O estudo que analisa o impacto da anemia nos doentes com cancro foi considerado um dos melhores trabalhos pela Comissão Científica do Congresso Internacional do Tratamento de Cancro, que decorreu no mês de Fevereiro em Paris.

Esta investigação chegou à conclusão de que só um terço dos doentes com cancro recebem tratamento para a anemia, apesar deste poder melhorar em metade a sua qualidade de vida.

Jorge Freitas coordena a investigação e considera que existe uma desvalorização por parte dos oncologistas de condições clínicas associadas ao cancro.

Existem sintomas que advêm do combate a esta doença que são muitas vezes «negligenciados» pelos oncologistas e um deles é a anemia, explica Jorge Freitas.

Esta é a explicação encontrada para que apenas um terço dos doentes oncológicos tenham recebido este tratamento. O estudo conclui resultados bastante positivos nos doentes que receberam tratamento para a anemia.

Os resultados intermédios desta investigação são apresentados no próximo sábado.

In TSF

1 comentário:

Comente o Outras Escritas