sexta-feira, 29 de maio de 2009

Notícia em Destaque - Dash Q200 da SATA já estão nos Açores

No Diário de Notícias da Madeira:

Já se encontram nos Açores os dois aviões Bombardier Dash Q200 que passarão a ser utilizados pela SATA Air Açores nas linhas inter-ilhas da Madeira a partir do próximo ano.

As duas aeronaves chegaram do Canadá, onde se localiza a fábrica da Bombardier e respectivas linhas de montagem, onde foram sujeitas a uma revisão técnica total, tendo sido montados novos interiores e nova decoração e onde foram pintadas com a nova imagem do grupo aéreo açoriano. A SATA está a passar por uma operação de 'rebranding', que mantém as cores azuis do Atlântico (um valor assumido e valorizado pelo grupo), mas que foi modernizada e adequada à filosofia e objectivos do grupo aéreo. 'The Atlantic and you' (O Atlântico e Você) é a mensagem que a partir dos próximos dias estará no ar e em terra em todos os momentos, buscando uma identificação plena com os novos paradigmas de serviço que estão a ser implementados e com uma expansão direccionada para o oceano que rodeia as ilhas. Desde há dois anos que o grupo aéreo açoriano apontou a sua estratégia de desenvolvimento, e de crescimento, para os arquipélagos da Macaronésia e para o Atlântico Norte, onde hoje tem um número assinalável de linhas regulares (desde 1 de Maio voa de Lisboa e dos Açores para o Canadá em serviço regular) e outras ligações, nomeadamente 'charters' para destinos turísticos.

Os aviões que entram agora ao serviço da SATA (os dois Dash Q200) têm 11 anos de actividade. Estiveram antes na companhia norte-americana Horizon, e vão substituir os ATP que têm uma média de idade de 17 anos e que irão a partir de Novembro deste ano ser devolvidos à empresa de 'leasing', pois terminam os respectivos contratos de aluguer. Os Q200 estão no Aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos hangares da companhia, onde aguardam os procedimentos legais que conduzirão à sua admissão no Registo Nacional de Aeronaves e, consequentemente, a sua certificação pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) para poderem entrar ao serviço, o que deverá verificar-se nas próximas semanas. Além do Porto Santo, servirão as ilhas do grupo central e as mais pequenas do arquipélago dos Açores, nomeadamente, Flores e Corvo, para onde voa uma aeronave de 18 lugares.

António Menezes, presidente da SATA confirmou ao DIÁRIO que o ATP que actualmente está baseado na Madeira, a fazer as linhas do Porto Santo e de Las Palmas, em Grã Canária, irá ser substituído no final do ano pelo Dash Q200, uma aeronave mais moderna e com mais eficiência para as ligações inter-ilhas. Embora tenha menos capacidade que o ATP (serão 37 lugares em vez dos 65 actuais), o aparelho do fabricante canadiano proporcionará uma gestão mais racional da linha e em termos operacionais permitirá mais ligações durante o dia, uma das reivindicações da população do Porto Santo.

A queda do tráfego na rota inter-ilhas da Madeira tem provocado também uma oferta excessiva de lugares, baixando os coeficientes de ocupação por voo, pelo que a entrada do Dash Q200 irá permitir uma subida dos índices médios e uma gestão mais adequada entre a procura e as oferta do transporte aéreo entre as duas ilhas do arquipélago, de acordo com as obrigações de serviço público, acordadas entre o Estado Português e a SATA, válidas por três anos, entre 13 de Agosto de 2007 e 12 de Agosto de 2010.

Os restantes quatro aparelhos Dash Q400 com capacidade para 80 passageiros chegarão aos Açores em Janeiro e Fevereiro de 2010. Entrarão ao serviço no primeiro trimestre do ano e serão utilizados nas linhas da Madeira para os Açores, Canárias e, eventualmente, para Faro e ilhas de Cabo Verde. Duas hipóteses que estão em estudo. Estes são aviões novos de fábrica, que substituirão a frota dos ATP nas ligações inter-ilhas nos Açores. Com mais capacidade de transporte de passageiros e de carga.

SATA recebe A320 novo

Hoje em Toulouse, no Sul da França, a SATA receberá o seu quarto avião A320. A cerimónia terá lugar nas instalações da Airbus, com a presença de responsáveis pelo fabricante europeu e do presidente da SATA e outros responsáveis da empresa. O primeiro voo do A320 CS-TKO, que para já irá apoiar a operação da SATA Internacional à partida do Aeroporto da Madeira, será esta tarde, entre Toulouse e Lisboa. Virá com as novas cores da companhia e transportará os administradores e os cerca de 40 jornalistas portugueses que hoje, no Centro Internacional de Entregas da Airbus, assistirão à entrega oficial da aeronave.


In Diário de Notícias da Madeira
Foto: www.dnoticias.pt

2 comentários:

  1. Acho um avião mais adequado à linha em questão. Assim podem aumentar a frequência de voos e, quem sabe fazer o que falta: colocar a linha em favor dos portossantenses e não dos madeirenses, medida que também poderia ser tomada em relação à linha ferry (aqui necessitava de mais viagens, e a partir do Caniçal, coisa que não é fácil entrar na cabeça de quem pode tomar essa medida). Sem falar nos preços que são exorbitantes, mas isso já são conta de outro rosário.

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  2. Henrique

    Completamente de acordo. Os transportes para o Porto Santo estão feitos à medida dos habitantes da Madeira que vão para lá passear e não dos habitantes do Porto Santo.

    A situação do barco é gritante.

    Mas outros valores se levantam (económicos e não só)...

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