sexta-feira, 8 de maio de 2009

Notícia em Destaque - Gripe pode afectar um terço da população

Confesso que começo a ficar um pouco preocupado...

Do Diário de Notícias da Madeira:

Caso a gripe A atinja proporções de pandemia, um terço da população mundial será atingida, disse ontem o director-geral adjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS), Keiji Fukuda. "Se se considerarem as pandemias do passado, uma estimativa razoável será a de que um terço da população será contaminada", disse Fukuda em Genebra.

O responsável da OMS adiantou que, num cenário de pandemia, mesmo que a doença assuma uma forma pouco virulenta o número de pessoas atingidas por complicações que poderão conduzir à morte será "muito importante".

Keiji Fukuda confirmou que o vírus H1N1 da gripe A é mais benigno que o que provocou a pandemia de "gripe espanhola" em 1918, mas advertiu que poderá sofrer mutações - tal como aconteceu em 1918 - e tornar-se mais virulento. "A situação continua a evoluir. Não sabemos o que se vai passar no hemisfério sul", disse Fukuda, lembrando que o Inverno está a chegar às regiões austrais, criando condições propícias à poliferação de vírus gripais.

Ministra lança aviso às empresas

Entretanto, a ministra da Saúde, Ana Jorge, aconselhou ontem os diversos organismos e empresas a accionar ou a construir os seus planos de contingência para a gripe H1N1. "Os planos devem ser accionados ou seja devem estar em funcionamento porque temos de ser capazes de responder a todas as eventualidades", disse a ministra da Saúde, embora garantindo que, apesar de aparecerem casos todos os dias a nível mundial, "não existe nenhuma informação de aumento do grau de pandemia".

Possível caso não se confirmou

Ontem ficou-se ainda a saber que o casal português que esteve no México e encontrava-se internado no Hospital São João, Porto, não tem o vírus da gripe A (H1N1), uma vez que o resultado da investigação laboratorial foi negativo. Em comunicado, o Ministério da Saúde referiu que "o resultado da investigação laboratorial às amostras de dois doentes internados quarta-feira, no Hospital de S. João, no Porto, é negativo para o vírus da gripe A (H1N1)".

Empresa reserva máscaras para Estado

Os muitos pedidos de máscaras cirúrgicas à empresa Bastos e Viegas, distribuidora deste equipamento, obrigaram-na a reservar cerca de 750 mil para o Estado, a suspender as exportações e a racionar as vendas aos clientes. A empresa tinha em stock 1,3 milhões de máscaras.

Estádios mexicanos voltam a ter público

A federação mexicana de futebol autorizou a presença de adeptos nos jogos profissionais marcados para este fim-de-semana, revogando uma ordem em sentido contrário tomada no início da semana devido à gripe. Esta alteração decorre da decisão do governo em baixar o nível de alerta.

In Diário de Notícias da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas