sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ainda haverá esperança?

Hoje de manhã, na curta viagem até ao trabalho, reparei enquanto estava parado numa pequena fila de trânsito, que um motociclista que acabara de sair de casa circulava em cima do passeio a muito baixa velocidade, com uma embalagem de iogurte líquido na boca. Fiquei a pensar porque razão circulava no passeio, embora não houvesse nenhum peão por ali e o risco de acidente fosse diminuto.

Verifiquei que se dirigia ao "ecoponto" e pensei - "Ao menos é por uma boa causa."

O pior veio de pois! A embalagem foi depositada no contentor de lixo indiferenciado. Mesmo com o contentor amarelo (aquele que dá mais nas vistas) ali ao lado.

Perdi a esperança sobre a salvação do planeta. Mas afinal, eu também estava no meu carro e não num transporte público.

6 comentários:

  1. Infelizmente é um cenário comum. Mas ainda pior, é ver (por exemplo) no Aeroporto da Madeira, na recolha/limpeza dos imensos (factor positivo) caixotes de lixo que existem pelos passeios, a recolha ser feita de forma indiferenciada, ou seja, a limpeza é feita com um saco de lixo preto, onde o lixo 'amarelo', 'verde' e organico é despejado no único saco preto que transporta.
    Acredito que 70% do lixo de cada 'cor' não deve corresponder ao mesmo, mas mesmo assim a recolha devia ser como deve ser.

    De qualquer maneira, na minha recente viagem, constatei que apesar de tudo, estamos anos luz à frente de muitas sociedades.

    ResponderEliminar
  2. Esse é outro problema, talvez ainda mais grave do que o que evidenciei. A recolha indiferenciada de lixo diferenciado.

    Há mesmo muito ainda a fazer nesta área.

    Mas será que há tempo para isso?

    ResponderEliminar
  3. ... sim para não falar de cidades onde a recolha do lixo é feita onde o camião de recolha aos ecopontos recolhe o lixo para o camião ao mesmo tempo sem que o camião tenha qq separador.
    Amigos meus já testemunharam isso. Estou ansiosa por ver, fotografar e 'por a boca no trombone'. É inadmissível uma pessoa andar a gastar combustivel até ao ecoponto e depois isto!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Aparentemente no prédio onde vivo o lixo é recolhido em separado.

    Mas no local onde trabalho perece que acontece como no aeroporto da Madeira, há recipientes para fazer a separação, mas a recolha é feita para o mesmo saco.

    Está mal...

    ResponderEliminar
  5. Não evitei uma risada ao ver a etiqueta do post: animais.

    ResponderEliminar
  6. Ups. Enganei-me :)

    De qualquer forma os humanos são os animais que mais ameaçam o meio ambiente :)

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas