quarta-feira, 6 de maio de 2009

Notícia em Destaque - Abril foi mais frio do que o normal em Portugal continental

Já estava à espera desta notícia. Curiosamente, aqui na Madeira as temperaturas foram superiores à média. Isto é estranho porque Abril pareceu-me mais frio que o habitual.

Do Público:

O mês de Abril foi mais frio do que o normal em Portugal continental, atendendo ao valor normal do período entre 1971-2000, segundo o último relatório climático mensal do Instituto de Meteorologia. O valor médio da temperatura mínima do ar em Abril foi o terceiro valor mais baixo desde 1931.

A temperatura mínima do ar em Abril teve um valor médio de 6.6 graus Celsius, menos um grau e meio do que em relação ao valor normal do período de referência (1971-2000). Os valores médios da temperatura máxima e média do ar em Abril também foram inferiores ao valor médio do período de referência, menos 0.6º Celsius e menos 1.1º Celsius, respectivamente.

Quanto à precipitação, a média da quantidade foi, em Portugal continental, inferior ao valor médio do período entre 1971-2000, refere o relatório climático mensal.

Desta forma, o mês foi classificado como normal a seco em quase todo o território.

O relatório adianta que a situação de seca meteorológica se mantém, tendo-se agravado a extensão de seca severa de oito para 16 por cento relativamente a Março de 2009, estando 37 por cento do território do Continente em seca fraca e 47 por cento em seca moderada. A escala do índice de seca meteorológica apresenta nove níveis, entre "chuva extrema" e "seca extrema".

Penhas Douradas, com 2.6 graus Celsius negativos no dia 01 de Abril, foi o ponto do país com a temperatura mínima mais baixa, enquanto Coimbra registou a temperatura máxima mais elevada: 27.5º Celsius no dia 24.

Quanto à chuva, a estação meteorológica de Faro foi a que registou maior precipitação, 26.7 milímetros por metro cúbico, no dia 18.

No Funchal, Madeira, os valores médios da temperatura máxima, mínima e média do ar foram superiores, em 1.1º Celsius em relação aos valores médios (1971-2000).

Em Porto Santo os valores médios da temperatura máxima, mínima e média do ar foram próximos dos valores médios (1971-2000), refere o relatório que indica ainda que os valores da quantidade de precipitação foram inferiores aos normais (1971-2000) no Funchal e Porto Santo.

Nos Açores os valores médios da temperatura máxima, mínima e média do ar foram superiores aos valores normais (1971-2000) em todos os grupos e os valores da quantidade de precipitação foram inferiores aos normais, também em todos os grupos do arquipélago.

In Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas