quinta-feira, 26 de março de 2009

Notícia em Destaque - Portugal e Cabo Verde marcam data para Acordo Ortográfico

Como já referi, este "malfadado" acordo não terá qualquer aplicação no Outras Escritas.

Lê-se no IOL Portugal Diário:

As negociações entre estes dois países levaram a marcar data de implementação para 5 de Maio

Portugal e Cabo Verde deverão iniciar a implementação do Acordo Ortográfico a 5 de Maio, embora a data seja ainda «meramente indicativa» e possa ser «alterada», disse, esta quinta-feira, à Agência Lusa, o ministro da Cultura cabo-verdiano.

Manuel Veiga explicou que os dois países têm estado em negociações para que o Acordo Ortográfico seja implementado, na documentação oficial, ainda no primeiro semestre deste ano, como já tinha referido à Lusa o seu homólogo português, José António Pinto Ribeiro, durante a visita oficial que o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, efectuou a Cabo Verde, de 12 a 14 deste mês.

Manuel Veiga avançou que a decisão foi tomada conjuntamente com José António Pinto Ribeiro, tendo, então, ficado decidido que os dois países agendariam a implementação para 5 de Maio, «data meramente indicativa», insistiu, por ser o Dia da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

«Nós, em Cabo Verde, estamos a preparar o diploma relativo à entrada em vigor do acordo, que deverá seguir em breve para o Conselho de Ministros para aprovação e, só depois, iniciaremos a implementação. Estamos ainda em negociações com Portugal. Mas só posso dizer que esta data é indicativa, ela pode ser alterada», explicou.

A 12 deste mês, durante a estada em Cabo Verde, José António Pinto Ribeiro disse, à Lusa, acreditar que a entrada em vigor do Acordo Ortográfico nas instituições oficiais poderia ser uma realidade em Cabo Verde e em Portugal até ao final do primeiro semestre.

«Não tenho dúvida nenhuma (que Cabo Verde vai oficializar o acordo). Nesse domínio, temos um grande entendimento e acreditamos que, ainda no primeiro semestre deste ano, vamos pôr em vigor na documentação oficial tudo o que é o Acordo Ortográfico», referiu na altura o governante português.

In IOL Portugal Diário

1 comentário:

  1. Eu como sendo aluno, também não concordo com este acordo ortográfico, pois vai nos cumplicar mais a vida para nos habituar a escrever.

    Mas quem manda pode.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas