sexta-feira, 27 de março de 2009

Notícia em Destaque -«O que pode a UE fazer por si?»

Lê-se no IOL Portugal Diário:

Cinquenta cidadãos portugueses seleccionados aleatoriamente de uma amostra representativa vão reunir-se durante o fim-de-semana em Lisboa para apresentar uma proposta portuguesa que considerem capaz de melhorar o futuro da União Europeia, noticia a Lusa.

Nesta consulta presencial em Lisboa pretende-se que os 50 cidadãos portugueses procurem responder à questão «O que pode a UE fazer para moldar o seu futuro económico e social num mundo globalizado?».

Os resultados dos debates destes 50 cidadãos portugueses serão sintetizados e traduzidos em dez recomendações finais que constituirão a proposta portuguesa e serão apresentadas a três eurodeputados portugueses.

Esta consulta presencial em Portugal faz parte da Consulta aos Cidadãos Europeus 2009 (CCE 2009), que se está a realizar nos 27 Estados membros da UE, e que culminará na apresentação de uma lista de 15 recomendações europeias à Comissária europeia Margot Wallstrom e ao presidente do Parlamento europeu, Hans-Gert Poettering.

A lista de 15 recomendações europeias resultará da votação pelos cidadãos seleccionados em todos os 27 Estados membros da UE nas 270 propostas apresentadas por cada um dos 27, que serão colocadas «online».

Além desta consulta presencial em Portugal, os 50 cidadãos portugueses também participarão numa consulta presencial europeia em Bruxelas a 11 de Maio com cidadãos dos outros 26 Estados membros da UE.

A CCE 2009 também inclui um fórum «online» para todos os cidadãos da UE poderem fazer propostas de políticas concretas a serem prosseguidas pelas instituições dos 27.

CCE 2009 com seis objectivos

Em Portugal, a CCE 2009 é organizada pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) enquanto parceiro português de um consórcio europeu liderado pela Fundação Rei Balduíno, com sede em Bruxelas.

A CCE 2009 tem seis objectivos, designadamente promover a interacção entre os cidadãos e os decisores políticos, fazer dos cidadãos consultores políticos e levar à participação dos cidadãos na definição dos instrumentos políticos futuros.

Reduzir a distância entre a UE e os cidadãos, aumentar o interesse do público em geral pelas questões europeias e promover parcerias na participação são outros dos objectivos da CCE 2009.

Depois da sessão de abertura no sábado, com a presença da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Maria Teresa Gonçalves Ribeiro, os 50 cidadãos portugueses participam em vários debates.

Domingo, os debates serão traduzidos em recomendações que depois serão apresentadas e debatidas com um painel de eurodeputados portugueses.

In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas