terça-feira, 3 de março de 2009

Notícia em Destaque - Madeira - Neve nas próximas 24 horas Sete estradas foram encerradas e só reabrem após melhoria do estado do tempo

O frio continua por estas "bandas".

Lê-se no Diário de Notícias da Madeira:

Quem não teve a oportunidade de ver cair neve durante a manhã e princípio da tarde de ontem ainda pode fazê-lo ao longo do dia de hoje. O Instituto de Meteorologia prevê para a Madeira a ocorrência de neve nas próximas 24 horas, e as previsões apontam para um ligeiro aumento da temperatura, continuando os aguaceiros e os ventos fortes nas zonas montanhosas.
Os picos mais altos da Madeira amanhecerem ontem cobertos de neve, pintando de branco locais como o Paul da Serra, Areeiro e também Encumeada, mas a partir do Montado do Pereiro já era possível ver a neve cair.

Maria José e Hernani, mãe e filho, ouviram nas notícias de que estava a nevar e subiram até ao Montado do Pereiro. Por terem vivido durante muitos anos no Reino Unido, criaram o gosto pela neve. "Estamos já habituados ao frio", disse Maria José, gracejando: "Isto para mim é Verão".

A estrada do Poiso, que dá acesso ao Pico do Areeiro, foi encerrada ontem pela manhã. Uma poncha servia para combater o frio e as temperaturas baixas.
Hugo Figueira e José Neto, colegas de trabalho, aproveitaram a hora do almoço para ver a queda de neve. "Há bastante tempo que não neva assim", disse Hugo. José Neto concordou e insistiu na beleza da paisagem que a neve tinha transformado.
Em declarações ao DIÁRIO e à TSF Madeira, o director regional das Florestas desaconselhou os percursos pedestres em veredas localizadas acima dos 1.400 metros. Rocha da Silva explicou que, por causa das condições atmosféricas e por revelarem perigo para a condução, várias estradas foram encerradas. O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros emitiu um comunicado dando conta do encerramento de sete estradas: Poiso-Areeiro; Encumeada-Paul da Serra; Fonte do Bispo-Paul da Serra; Prazeres-Fonte do Bispo-Paul da Serra; Salão-Paul da Serra; Rochão-Pico da Urze; Canhas-Paul da Serra.
"Só devem abrir após melhoria do estado do tempo", explicou Rocha da Silva.
Ao início da manhã de ontem, o director regional confirmou a existência de duas viaturas que ficaram presas na neve. Mas, após inteirar-se melhor do caso, desmentiu a informação ao início da tarde.

In Diário de Notícias da Madeira

Foto: Diário de Notícias da Madeira

2 comentários:

  1. Realmente já não temos neve há muito tempo como agora.

    Ainda bem, que caia mais.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui em Lisboa e no continente em geral o tempo vai mais ameno...

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas