segunda-feira, 2 de março de 2009

Notícia de Última Hora (Actualização) - Presidente guineense "Nino" Vieira assassinado, diz fonte militar

Lê-se na TSF:

O presidente guineense, "Nino" Vieira, foi assassinado por militares, indicou fonte militar citada pela AFP. A informação foi avançada pelo responsável das relações exteriores do exército, Zamura Induta.

O presidente da Guiné-Bissau foi assassinado esta segunda-feira por militares, indicou o responsável das relações exteriores do exército, Zamura Induta, citado pela AFP.

«O presidente Vieira foi morto pelo exército no momento em que tentava fugir da sua casa por um grupo de militares próximos do chefe do Estado-maior Tagmé Na Waié ao princípio do dia de hoje», acrescentou este responsável militar.

Zamura Induta acrescentou ainda que o presidente guineense foi um dos responsáveis pela morte de Tagmé Na Waié, assassinado no domingo, num ataque à bomba contra o quartel-general do Estado-maior das Forças Armadas.

Entretanto, algumas testemunhas no local citadas pela AFP dizem ter visto militares a retirar bens da casa de "Nino" Vieira, ao passo que outras citadas pela Reuters dizem ter visto ao corpo do presidente no interior da sua casa.

“Nino” Vieira tinha já sido alvo de ataque a 23 de Novembro, quando um grupo de militares levou a cabo um ataque à sua casa e que acabou com a morte de dois elementos da guarda pessoal do presidente da Guiné-Bissau.

O presidente guineense, de 69 anos, esteve quase 23 anos na liderança desta antiga colónia portuguesa, tendo sido reeleito em 2005, seis anos depois do fim da guerra civil no país que se arrastou entre 1998 e 1999, que o afastou do poder.

In TSF

1 comentário:

  1. eu acho que fizeram mal.porque a prisão existe para o caso do nino.............ninguem tinha o direito de lhe tirar a vida porque ñ sabem como e porque ele estava no mundo.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas