terça-feira, 17 de março de 2009

Nat King Cole

No dia 17 de Março de 1919 nascia nos Estados Unidos da América, Nat King Cole.

Da Infopédia:

Artista norte-americano, Nathaniel Adams Cole nasceu a 17 de Março 1919, em Montgomery, Alabama, mas cresceu em Chicago, onde recebeu a influência do pianista Earl Hines.
As suas primeiras gravações datam de 1936, com o grupo Eddie Coles Solid Swingers. Em 1937, formou o seu primeiro King Cole Trio, com o guitarrista Oscar Moore e o baixista Wesley Prince. Começaram por tocar instrumentais, com Cole gradualmente a assumir a vocalização de alguns temas. Durante os anos 40, foi fundamentalmente um pianista de jazz, mas, à medida que a confiança nas suas capacidades vocais aumentava, começou a cantar, tendo esta actividade suplantado em termos de popularidade a de pianista nas décadas de 50 e 60.
O tema "Sweet Lorraine" (1940) marcou a sua afirmação como cantor de excepção. O grupo, já com Johnny Miller no lugar de Prince, gravou outros êxitos tais como "Straighten Up And Fly Right" e "Embraceable You". Em 1946, Cole gravou o tema de Mel Torme, "The Christmas Song", tornando-se num sucesso imediato, entretanto suplantado por outro êxito: "Nature Boy", gravado em 1948, e que vendeu mais de um milhão de cópias. Com "Mona Lisa" (1950), Nat King Cole confirmou-se como um exímio cantor de baladas românticas.
Na década de 50, Cole começou a gravar com o acompanhamento de uma grande orquestra.
Do vasto repertório de sucessos, destacam-se "Route 66", "Unforgettable", "Too Young", "Rambling Rose", "Mona Lisa" (galardoado com um Oscar pela inclusão no filme Captain Carey, USA)e "When I Fall In Love"
Os seus álbuns de maior sucesso incluem Two In Love, St. Louis Blues (banda sonora do filme onde foi actor), To Whom It May Concern, Wild Is Love, After Midnight (onde é patente todo o seu virtuosismo como pianista), Love Is The Thing, The Very Thought Of You, Where Did Everyone Go, Let's Face The Music And Dance, Ramblin Rose e Dear Lonely Heart, entre outros.
Foi o primeiro artista negro a ter o seu próprio programa radiofónico, o mesmo sucedendo em televisão, onde, em 1956, "The Nat King Cole Show" constituiu sucesso de audiências.
No cinema, actuou em St. Louis Blues e China Gate.
Cole foi também um artista popular pelas suas gravações em castelhano e português, das quais se destacam "Solamente Una Vez", "Cachicho" ou "Ojos Verdes".
Faleceu a 15 de Fevereiro de 1965.
Natalie Cole (1950- ), uma das suas filhas, é cantora de sucesso.
O legado indelével de Nat King Cole pode ser escutado em diversas compilações e re-edições. As primeiras gravações foram editadas em 1936, com o título Hit That Jive Jack: The Earliest Recordings. Uma nota ainda para outras compilações, como por exemplo, The Grestest Hits (1944) e Jazz Encounters (1945). Em 2003, os temas principais do cantor romântico foram editados com o título The Classic Singles.

Nat King Cole. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-03-17]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas