terça-feira, 31 de março de 2009

Al Gore

No dia 31 de Março de 1948, nasce no Estados Unido da América, Al Gore.

Da Infopédia:

Político e activista ambiental norte-americano, Albert Arnold Gore Jr. nasceu a 31 de Março de 1948, em Washington, na altura em que o seu pai estava no décimo ano na Câmara dos Representantes. Passou a juventude no Tennessee e, após se ter licenciado em Harvard, em 1969, viajou para o Vietname onde, apesar de ter contestado a guerra, trabalhou durante cinco meses como repórter militar. Foi membro da Câmara dos Representantes de 1976 a 1984 e do Senado de 1984 a 1992. Nesse ano foi eleito para a vice-presidência dos EUA, com Bill Clinton como presidente. Ambos foram reeleitos em 1996. Em 2000 candidatou-se às eleições presidenciais mas perdeu para George W. Bush. As suas mais conhecidas preocupações são a defesa do ambiente e o desarmamento. Em 2006, Davis Guggenheim realizou o documentário ambientalista An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), que se revelou um êxito no Festival de Cinema de Sundance e, para alguns críticos, uma referência no género. Neste filme, o espectador acompanha o esforço e a luta de Al Gore, a quem cabe o papel principal, para travar o aquecimento global e alertar para o problema, sensibilizando a comunidade mundial e evitando tratar a questão como se de política se tratasse, mas antes considerando-a como um desafio para a Humanidade. An Inconvenient Truth viria, aliás, a ganhar os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Canção Original na noite de atribuição destes galardões, em 2007. Nesse mesmo ano, foi galardoado, juntamente com o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), com o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços empreendidos na luta pela preservação do meio ambiente e contra o aquecimento global.

Al Gore. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-03-27]

2 comentários:

  1. Soube perder condignamente para Bush (céus, como foi revoltante e o tempo deu razão a tão negativa vitória), e o trabalho levado a cabo pelo Ambiente/Aquecimento Global cujo prémio nobel e documentário "Uma verdade inconveniente" são apenas consequências visíveis, é altamente meritório quando se trata de algo que não colhe proventos, e quando o Tratado de Quioto precisa de muita vitamina e "mecenas".

    Um homem de valor.

    ResponderEliminar
  2. What about the about $33,000 he spent with his home utility bills in 2006 or 2007? I spend about $1,200/year with a family of four. He had no concern of the carbon footprints he was leaving behind. However, he has no problem tell people what they should do.
    He sure is pocketing "beaucoup" money with the global warming. His motto "Do what I tell you, not what I do."

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas