Número de transacções deverá ficar abaixo dos 200 mil em consequência da crise económica que se estendeu ao imobiliário
É preciso recuar 15 anos para encontrar um nível idêntico de transacções imobiliárias em Portugal. Só em 1993 é que o número de imóveis vendidos esteve abaixo dos 200 mil, o que irá repetir-se este ano, escreve o jornal «Público».
Já se anda a falar de crise no sector imobiliário há pelo menos sete anos, mas nunca a queda de transacções foi tão acentuada, são menos 75 mil do que em 2007.
Desde o início da década que o mercado tem vindo a reorganizar-se e a corrigir o «boom» imobiliário em que todos os factores concorriam para a venda das casas e a valorização dos imóveis. A crise bancária e a escassez de liquidez que se abateu sobre o sistema financeiro este ano veio agudizar os problemas.
Diz o mesmo jornal que, apesar dos números com que vai fechar o ano de 2008 ainda não serem conhecidos, é possível estimar que as tendências de quebra até agora reveladas se vão acentuar no número de transacções. Ainda assim, começa a assistir-se a uma ligeira recuperação nos indicadores de valorização dos imóveis.
In Agência Financeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas