domingo, 7 de dezembro de 2008

Notícia en Destaque - Este ano vão vender-se menos 75 mil casas do que em 2007

Um dia este número tinha que diminuir. Na notícia da Agência Financeira é referido que o número de imóveis vendidos diminuiu drasticamente devido à crise. A meu ver, esta diminuição não se deve somente à crise, mas também a uma mudança de mentalidades. Aliás, o ritmo de construção vai ter que abrandar, uma vez que a população não está a aumentar e até está a envelhecer.

Número de transacções deverá ficar abaixo dos 200 mil em consequência da crise económica que se estendeu ao imobiliário

É preciso recuar 15 anos para encontrar um nível idêntico de transacções imobiliárias em Portugal. Só em 1993 é que o número de imóveis vendidos esteve abaixo dos 200 mil, o que irá repetir-se este ano, escreve o jornal «Público».

Já se anda a falar de crise no sector imobiliário há pelo menos sete anos, mas nunca a queda de transacções foi tão acentuada, são menos 75 mil do que em 2007.

Desde o início da década que o mercado tem vindo a reorganizar-se e a corrigir o «boom» imobiliário em que todos os factores concorriam para a venda das casas e a valorização dos imóveis. A crise bancária e a escassez de liquidez que se abateu sobre o sistema financeiro este ano veio agudizar os problemas.

Diz o mesmo jornal que, apesar dos números com que vai fechar o ano de 2008 ainda não serem conhecidos, é possível estimar que as tendências de quebra até agora reveladas se vão acentuar no número de transacções. Ainda assim, começa a assistir-se a uma ligeira recuperação nos indicadores de valorização dos imóveis.

In Agência Financeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas