terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Notícia em Destaque - Açores quer roubar escalas ao Porto do Funchal

Chama-se a isto, "concorrência".

Lê-se no Diário de Notícias da Madeira:

AGENTES ASSUMEM POLÍTICA AGRESSIVA QUE SEDUZA OS ARMADORES A MUDAR DE PORTO.

Ponta Delgada está apostado em se tornar um importante porto de paquetes no Atlântico. Executado que foi o investimento mais emblemático da cidade (50 milhões de euros), que dotou o porto de infra-estruturas modelares, quer na área de paquetes, como de turismo e comércio, a aposta na promoção é agora a prioridade das entidades e das empresas ligadas ao sector.

Nas Portas do Mar atracou este mês o 'Queen Victoria'. O paquete chegou num dia quase impossível de operar em Ponta Delgada, em pleno Inverno, mas num dia de sol. Era o 48.º navio de cruzeiro a operar nas Portas do Mar.

Das 48 escalas - transportando à volta de 50 mil passageiros - realizadas, catorze ocorreram desde Agosto último, o que permitiu o desembarque de cerca de 18 mil passageiros.

No final deste ano, em consequência da crise internacional, três navios cancelaram escala em Ponta Delgada. Não navegaram para as Caraíbas e optaram por ficar no Mediterrâneo. Em contrapartida, um paquete pediu escala, à última hora, trocando o Funchal pelas Portas do Mar.

Dos 48 navios cruzeiro que operaram em 2008, 50% estiveram agenciados à Bensaúde Agentes de Navegação e 93% tiveram as excursões em terra organizadas pela Agência Açoriana de Viagens.

Joaquim Bensaúde, administrador do Grupo Bensaúde estava naturalmente satisfeito. E não se coibiu de assumir publicamente: "Precisamos de escalas.

Temos de ganhar escalas ao Funchal"

A expectativa é que ocorram cerca de 50 escalas no próximo ano, praticamente as mesmas deste ano. Adalberto Silva, vogal da administração da Portos de Ponta Delgada e presidente do concelho de administração da Portos dos Açores, não verga às dificuldades acrescidas da forte concorrência do Funchal e da grande contenção de custos motivada pela crise internacional nos países de origem dos turistas. Enaltece o trabalho de promoção que a Região tem vindo a realizar e não tem dúvidas de que 2010 será um ano de crescimento e que 2011 deverá representar o boom no fluxo de navios de turismo para os Açores.

Os açorianos mostram-se, aliás, orgulhosos pelo terceiro lugar entre os melhores portos do ano, no mundo, alcançado pelas Portas do Mar na Convenção de Turismo de Cruzeiros na Europa (Seatrade Med-Cruise, Ferry and Superyach Convention), em Veneza.

A nomeação e atribuição do certificado deveu-se às boas condições técnicas, concepção arquitectónica e integração na cidade, bem como devido à limpeza e facilidades que proporciona em termos de mobilidade, conforto e segurança para os passageiros lê-se numa nota de Imprensa da Portos dos Açores SGPS . O segundo melhor porto do ano é o de Tyne, no Reino Unido e, como porto do ano, foi designado o terminal de passageiros de Veneza.


In Diário de Notícias da Madeira

1 comentário:

  1. Melhor seria uma ligação marítima com os Açores. Espero que o Sr. António Armas se despache com isso, porque ele é que sabe.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas