quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

É Natal?

É Natal...

É mesmo Natal? É Natal para quem? É Natal para quê?

É Natal quando há fome? É Natal quando há guerra?

É Natal quando uns podem ser felizes mas optam por não sê-lo, e outros que, sabendo o caminho da sua felicidade, se vêem confrontados com barreiras intransponíveis?

O Natal, meus caros, não é só as prendas, as missas do galo, os pais-natal e os meninos Jesus nos presépios. O Natal não é as luzes e os fogos de artifício. Não é o olhar feliz da criança consumista que recebeu exactamente os presentes que queria para dois dias depois arrumar no armário.

O Natal é também isto:


Para esta linda senhora e para este menino, não há Natal... O meu pensamento, nesta noite, está com eles...

4 comentários:

  1. 100% de acordo.
    O consumismo e o egoísmo tomou conta de todas s tradições e sentimentos... mesmo muito do voluntariado e caridade que por aí há é para dar protagonismo a quem o faz... os destinatários são o menos importante, quando deviam ser eles os protagonistas...a haver protagonistas, pois aqui seriam todos iguais!

    ResponderEliminar
  2. Partilho o pensamento consigo, caro Alberto.
    Entristece-me que apenas no Natal nos lembremos destas pesoas que passam fome e não têm uma mesa com os recursos que nos acostumámos a ver.
    Um grande abraço e continuação de Boas Festas, para si, para o seus e para esta mãe e esta criança que são nossos.

    PS: dia 30 tenciono ver a actuação do Orfeão.

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Alberto, concordo plenamente consigo, enquanto uns estão felizes outros estão a morrer de tristeza de dor, de fome, de guerra.
    O natal infelzimente é só para alguns porque para o resto não há natal e nem sabem o que isso é.
    É muito frustrante e que me revolta são estas coisas, ver crianças inocentes a morrer à fome, muitas vezes morrem de frio sem nada ter, e muitos não dão valor.
    Nesta época o meu pensamento estão com as pessoas mais infelizes, principalmente com estas pessoas, com as pessoas idosas que estão abandonadas nos hospitais que nem os familiares, as pessoas que passam sozinhas em casa que embora tenham familia ficam sós, o Natal nos dias de hoje é uma grande hipócrisia.
    Felizmente que eu não posso dizer isso porque até neste natal eu não passei só e graças a um grande amigo e à sua familia que acreditei que estava no Natal.
    Espero que os Governantes deixe de ser egoista e que pense uma vez nas crianças que estão a morrer e a padecer dia para dia.

    ResponderEliminar
  4. Olá Henrique

    Sempre chegou a assistir ao último concerto do Festival de Coros? E gostou?

    Cumrpiemntos

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas