sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Notícia em Destaque - Prestação da casa baixa mais de 25% dentro de um ano

Boas notícias para os endividados com créditos à habitação.

Lê-se no IOL Portugal Diário:

As descidas de juros anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE) têm um impacto directo nas famílias que têm empréstimos. As prestações da habitação deverão descer mais de 25% dentro de um ano, diz o «Jornal de Negócios».

As taxas Euribor estão já a descer, mas continuam longe da taxa directora. O BCE colocou ontem os juros nos 2,50% enquanto a Euribor a seis meses se fixou nos 3,71%, uma diferença superior a 100 pontos base.

Ainda assim, as boas notícias já chegaram às famílias e deverão continuar. Um empréstimo que for revisto em Janeiro deverá registar uma descida da prestação de cerca de 14%, se considerada a taxa Euribor a seis meses fixada ontem nos 3,71%.

Se analisarmos as taxas de juro contratadas pelos bancos entre si para os próximos meses, concluímos que a descida nos próximos 12 meses será de 25,98%. Ou seja, para um empréstimo de 100 mil euros, a 30 anos, com um «spread» de 0,7% e indexado à Euribor a seis meses a descida total do encargo mensal será superior a 150 euros dentro de um ano.

No acumulado, uma família que tenha um empréstimo com estas características deverá gastar menos 1.400 euros no próximo ano com o crédito à habitação.

In IOL Portugal Diário

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas