domingo, 14 de dezembro de 2008

Leopold Mozart

No dia 14 de Dezembro de 1719 nascia em Salzburgo Leopold Mozart, pai de wolfgang Amadeus Mozart.

Da Wikipédia:

Johann Georg Leopold Mozart (14 de Novembro de 1719, Augsburgo28 de Maio de 1787, Salzburgo) foi um compositor, professor de música e violinista.

Leopold foi o pai de Wolfgang Amadeus Mozart e filho de Johann Georg Mozart e Anna Maria Sulzer. Casou-se com Anna Maria Pertl Mozart, tendo 7 filhos, mas só 2 sobreviveram, Maria Anna Mozart e Wolfgang Amadeus Mozart, os outros morreram todos com menos de 1 ano de idade. Leopold trabalhava ao serviço do príncipe-arcebispo de Salzburgo. Quando descobriu que tinha um menino prodígio, Wolfgang, levou o pequeno de 5 anos pela Europa para apresentá-lo a todos e mostrar do que esse pequeno gênio era capaz.

Leopold iniciou Wolfgang na música, logicamente. Ele apresentava-o a Reis, príncipes, e outros membros da nobreza e do clero. Particularmente, Leopold era compositor de musicas para a flauta doce, instrumento com que Wolfgang não teve contato, tendo composto também concertos, sinfonias, serenatas e música de igreja.

Seu trabalho fica obviamente esquecido devido as famosas obras de seu filho, Wolfgang, mas a "Cassação em Sol" para Orquestra e a Sinfonia Brinquedo, atribuida no passado a Joseph Haydn, permanecem populares entre suas sinfonias, seu concerto para trompete, assim como outras composições que Leopold deixou.

1 comentário:

Comente o Outras Escritas