sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Dia Internacional do Voluntário

Hoje é o Dia Internacional do Voluntário.

Recebi um e-mail da Bolsa do Voluntariado a recordar-me deste facto e a agradecer o facto de estar inscrito.

Não faço voluntariado! Quer dizer, o facto de cantar num coro que, principalmente durante a época de Natal, apresenta uma série de concertos em Instituições de Solidariedade Social, já é alguma coisa.

Quero, no entanto fazer mais. E vou fazer, certamente. Um dia falarei disso aqui no Outras Escritas.

Aqui fica o texto do e-mail.

Comemora-se hoje o Dia Internacional do Voluntariado. Ser voluntário é empenhar-se em causas de interesse social e comunitário, com reflexos positivos tanto a nível pessoal como para a comunidade como um todo.

A Bolsa do Voluntariado foi lançada pela ENTRAJUDA há precisamente 2 anos. Mais de 8 mil pessoas de boa vontade, inscreveram-se no site e colocaram o seu tempo e talentos ao serviço da comunidade.

A todos quantos, inscrevendo-se na Bolsa do Voluntariado, enviamos hoje uma mensagem de agradecimento.

560 Instituições inscritas na Bolsa do Voluntariado, localizado por todo o país, precisam de si! Seja Voluntário e contribua para um mundo melhor.

Recordamos alguns pontos:

- o contacto entre os voluntários e as instituições deve ser feito directamente.

Para isso: pesquise o site, veja as novas oportunidades de voluntariado específicas criadas pelas Instituições, colmate novas necessidades. E, no caso de encontrar alguma Instituição cuja necessidade vá ao encontro dos seus interesses estabeleça contacto directo.

- pode escolher: por zona (freguesia, código postal), de acordo com as suas aptidões, disponibilidade de tempo, áreas de interesse.

- pode seleccionar uma causa ou uma necessidade social

- pode ainda participar numa acção pontual

Obrigado.

Bolsa do Voluntariado

Estação CP Alcântara Terra, Arz 1 · Av. de Ceuta · 1350-353 Lisboa

2136204176 213622360

Visite-nos em www.bolsadovoluntariado.pt

1 comentário:

  1. Sermos voluntários é a melhor coisa que podemos fazer.
    O voluntáriado não é estar inscrito numa instituição e fazer coisas com pessoas diferentes a nós, não é dar de comer a quem tem fome nem dar de beber a quem tem sede.
    Ser voluntário é se dar aos outros, é ouvir os outros, estar com as pessoas que mais precisam de nós, é irmos ao encontro daquelas pessoas que infelizmente estão abandonados na velhice, numa cama de hospital, aquelas pessoas que passam miséria que não têm o que comer, mas também dar o mais importante o amor que há em nós.
    Só nos basta dar-nos um pouco mais e fazer algo diferente que mude a ideia de vivência da outra pessoa.
    Eu sou voluntário mas acho que é pouco a aquilo que faço, e aquilo que faço não é bem aquilo que queria,bom Sou catequista colaboro numa igreja e dou dois dias por semana catequese, de vez enquando vou a lares visitar os idosos e lá faço tudo para os animar, principalmente canto e rezo.Também canto em vários grupos colaboro com a Igreja, mas o que queria mesmo era ser voluntário no Hospital Central do Funchal na area da Pediatria, e gostava de ir para a África para os países que mais sofrem e que são muitas vezes "objectos" de guerra e de escravidão. Mas infelizmente por enquanto não posso, mas é um grande desejo que tenho e quando puder farei de tudo para conquistar muitos sorrisos de muitas pessoas que já perderam o riso e que lutam diáriamente para viver e superar as dificuldades que encontram.
    É pena que haja muitos idosos como crianças a sofrer de doença e a morrer de fome e a ser maltradada pelos familiares etc.
    Espero que haja mais voluntáriados a colaborar com causas justas e muito boas.
    Também quero ser voluntário na casa de saúde Camara Pestana.
    Agradeço ao Alberto por falar do voluntáriado, pois há muitos voluntários a fazer um bom trabalho e é admiravél ver alguém a querer ajudar outros e dar tudo aquilo que têm para ajudar.
    Viva o Voluntáriado.
    Com os melhores cumprimentos
    Ricardo

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas