quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bom Ano Novo

Nunca fui muito ligado às celebrações da passagem de ano. Durante a minha infância a passagem de ano significava a proximidade do início das aulas. Eu não gostava muito de ir às aulas (mas era bom aluno), muito menos depois de férias.

Lembro-me que havia uma professora que sempre dizia: "Ano Novo Vida Nova". Mas eu não notava diferença nenhuma. Para mim, tudo continuava a ser igual. Nem a professora mudava...

Até à idade adulta as passagens de ano sempre foram mais ou menos iguais. Até quando estava na Faculdade, a passagem de ano significava o final da minha estadia no Alentejo e a partida para o Porto (local onde não me sentia bem, por razões que não vêm agora aqui ao caso).

Desde há uns anos, as minhas passagens de ano são na Madeira. Por aqui tudo é muito bonito, com os fogos, as festas, a confusão e tudo o mais. Mesmo assim, nunca me diverti muito. O ritual é sempre o mesmo. Ver o fogo com familiares e depois ir para a confusão do trânsito para chegar ao local duma festa.

No ano passado foi diferente. Troquei os familiares por amigos, afinal, a passagem de ano não é uma festa de família, vi os fogos em casa de uma amiga e cheguei à festa à hora que a maior parte das pessoas já estava de saída.
Foi bom!

A novidade deste ano é que posso assistir aos fogos na minha casa, com a minha família directa. Depois vou dormir, porque os últimos dias têm sido intensos. Vai ser bom, certamente!

Quanto a desejos e objectivos. Bem, este assunto também não me diz absolutamente nada nesta altura do ano.

Balanço do ano que acaba? Tomar decisões?

Não! Os balanços fazem-se quando quisermos e as decisões tomam-se em qualquer altura do ano.

Vou esta noite decidir o quê? Amanhã até é feriado!

Bom Ano Novo para todos os meus leitores...

P.S. Lembrou-me, e bem, a minha amiga Reflexos, de uma passagem em que ela e o L. estiveram aqui na Madeira e que foi a primeira que eu próprio passei por aqui. Foi divertido, sim, senhor! Vimos os fogos na areia preta em frente ao Funchal.
Aproveito para relembrar uma outra passagem de ano, no Porto, em casa dos pais da Reflexos que aconteceu um ano antes e que foi também inesquecível.

4 comentários:

  1. Eu ainda não esqueci aquela pasagem de ano de 1993/94... foi divertida...

    ResponderEliminar
  2. Foi sim senhora!!!

    Até já acrescento no "poss".

    Bom Ano...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo Alberto, por dizer que o Fim de Ano é sempre quase a mesma coisa. Realmente dizem "Ano Novo vida nova", mas a realidade é sempre a mesma coisa, o ano é novo mas nada se muda, infelizmente, mas espero mudar algumas coisas que serão importantes na minha vida sair daqui para ir estudar noutra parte, e crecer mais um pouco.
    Desejo-lhe um Feliz Ano e que seja repleto de coisas muito boas.
    Um grande Abraço para si.
    Feliz 2009

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me perfeitamente com alguns dos raciocínios, por exemplo aquela do 'Ano Novo, Vida Nova'. Sempre me pareceu demasiado radical, ninguém muda assim da noite para o dia. Porém, creio de c erta forma nas resoluções de Ano Novo, sempre podemos tentar modificar algo de que não gostamos em nós mesmos, apesar de inúmeras vezes nos ficarmos pela tentativa...
    Ah, outra coisa: Não quero ser indiscreto e nem preciso da verdadeira razão, mas só gostava de saber qual é essa de não se sentir bem no Porto ... :-) Carago!

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas