sábado, 11 de outubro de 2008

Notícia em Destaque - Portugueses aceitam bem as «cunhas»

Lê-se no IOL Portugal Diário esta extraordinária notícia:

Portugueses aceitam bem as «cunhas»

Inquérito sobre corrupção revela «país de cunhas» e do «mexer de cordelinhos»
Um inquérito realizado à população portuguesa revela que os portugueses toleram bem o tráfico de influências e vêem nele a única forma de ultrapassar um Estado lento e desatento aos seus direitos e necessidades, noticia a edição deste sábado do Jornal de Notícias.

A maioria dos portugueses tem uma «visão permissiva» da corrupção e é bastante tolerante quando o acto corrupto é realizado em nome de uma «causa justa» ou se traduz «em benefícios para a população». Quando questionados sobre o que fazer para combater o fenómeno, 11% dizem não saber, mas a maioria aponta para a criação de uma agência anti-corrupção, com altos poderes de investigação.

Os resultados deste estudo vão ser apresentados no próximo dia 16, altura em que será lançado o livro «A Corrupção e os Portugueses. Atitudes, práticas e valores», de Luís de Sousa e João Triães, editado pelas RCP Edições. O trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projecto «Corrupção e Ética em Democracia: o caso de Portugal» e resulta de um inquérito à população portuguesa onde se procurou perceber o que pensam da corrupção e que comportamentos reputam de corruptos.

Os resultados revelam, segundo a análise feita pelos próprios autores - ambos sociólogos - que «o problema da corrupção em Portugal não é apenas um problema legal, mas, também, de cultura cívica». Os portugueses tendem a considerar «actos corruptos» aqueles que «mais se aproximam da definição penal», deixando, assim, de fora uma série de outros comportamentos tipo «cunhas», «favorecimentos», ou «patrocinato político».

Os autores constataram também que há uma «discrepância» entre «o mundo simbólico/ideal e o mundo estratégico/real» dos portugueses. Só assim explicam que a esmagadora maioria (88,4%) tenha dito que não votaria num autarca, mesmo que com «bom desempenho no cargo», se soubesse que ele estaria envolvido num caso de corrupção, e o resultado das autárquicas de 2005 com a reeleição de vários candidatos a braços com a justiça.

É o «país da cunha» e do «mexer de cordelinhos», perante «um aparelho de Estado lento e insensível aos problemas dos cidadãos, de difícil acesso e inibidor da iniciativa privada».

In IOL Portugal Diário
Foto: IOL Portugal Diário

5 comentários:

  1. Aceitam-nas quando é a favor deles e porque são egoístas e esquecem-se dos outros, mas os que dizem que aceitam, são os primeiros a denunciar quando se sentem desfavorecidos!

    ResponderEliminar
  2. E se um português não aceitar muito bem o comportamento do "mexer os cordelinhos", que pode fazer? Aliás, o que fazer contra um comportamento tão comum? Pessoalmente aborrece-me saber que certas pessoas beneficiam de favorezinhos de influência, mas fazer o quê? Viver revoltado? Zangado? Frustrado? Não sei se os portugueses toleram assim tanto as cunhas. Simplesmente têm de viver com esta realidade.

    ResponderEliminar
  3. Penso que esta realidade existe também noutros países. Mesmo naqueles que os consideramos como "países modelo".

    Por aqui, parece que si "institucionalizou" cunha.

    Um exemplo: Um familiar meu precisou de uma operação. Para ser mais rápido falámos com alguém que conhecia alguém no IPO em Lisboa. A operação foi feita rapidamente e hoje está tudo bem com essa pessoa.

    O que fariam nesta situação?
    O que é que está errado aqui?

    ResponderEliminar
  4. Olá Alberto.
    Se eu tivesse um familiar que precisasse de uma operação e que uma cunha acelerasse o processo e favorecesse a situação, eu não hesitaria. E não é isso que está mal. O que está mal é a cunha fazer a diferença. O que está mal é não termos direito a isso quando não temos a cunha.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas