domingo, 12 de outubro de 2008

Juan Diego Flórez - Bel Canto Spectacular

No dia 4 de Agosto coloquei este "post" aqui no Outras Escritas referindo que a compra do último trabalho discográfico do tenor Juan Diego Flórez estava para breve. A compra não foi fácil e agradeço desde já ao amigo que, para além de me oferecer o CD+DVD, teve algum trabalho para o arranjar.

Tudo isto para dizer que desde sexta-feira tenho ouvido com alguma atenção as árias e duetos constantes deste álbum.

Não desilude, mas eu esperava mais.

Vamos por partes. Falando em primeiro lugar de Flórez, devo dizer, que o tenor se encontra em plena forma vocal e interpretativa. A voz tem vindo a amadurecer. O "legatto", característica fundamental para o reportório de Bel Canto, está praticamente perfeito. Aliás, Flórez escolhe várias árias em que esta característica vocal é posta em evidência, como "Una furtiva lagrima" de "L'Elisir d'amore", "Linda! Si ritirò" da "Linda de Chamounix" e "Partir degg'io" da "Lucrezia Borgia", todas óperas de Donizetti.

Para o acompanhar nos duetos, Flórez escolhe um leque de "cantores famosos". É precisamente na escolha destes cantores que eu esperava mais.

Passo a explicar. O primeiro dueto do álbum é da ópera "I Puritani" de Bellini e interpretado por Flórez e o soprano Anna Netrebko. Anna Netrebko é actualmente uma "ópera star" (como Flórez, diga-se de passagem). Reconheço que em termos visuais, Netrebko é muito agradável. Em termos vocais, porém, nunca me convenceu. No caso do dueto de I Puritani os cantores até começam bem, mas o final é quase desastroso. Os agudos roçam a desafinação e as vozes não se conjugam.

O barítono Mariusz Kwiecien acompanha Flórez no dueto de "L'elisir d'amore", aquele que considero um dos momentos altos deste trabalho. As vozes conjugam-se muito bem e o resultado é praticamente perfeito.

Com o soprano Patrizia Ciofi o tenor interpreta um dueto da ópera "Linda de Chamounix" de Donizetti. A voz de Ciofi não tem um timbre muito agradável, mas o dueto resulta melhor que o interpretado com Netrebko.

O dueto de "Ottelo" de Rossini é interpretado com Daniella Barcellona, mezzo-soprano. Aqui não há grandes comentários a fazer. Barcellona, especialista em Rossini imprime o vigor e a coloratura necessários à interpretação deste dueto. Um pequeno reparo para a nota aguda final que não resultou em pleno.

Como bónus, o CD apresenta um outro dueto da ópera "Otello" de Rossini, interpretado por Flórez e Plácido Domingo. Duetos para dois tenores não são muito comuns. O esforço de Plácido Domingo é de louvar.

Mesmo com estes pequenos reparos, Bel Canto Spectacular, é um álbum de referência para qualquer apreciador de Bel Canto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas