domingo, 19 de outubro de 2008

Notícia em Destaque - Gafanhotos podem salvar vidas

Lê-se na edição electrónica do Expresso:

Um fabricante de automóveis está a investir numa pesquisa sobre gafanhotos africanos, para melhorar os sistemas de segurança dos automóveis. Os cientistas estão intrigados sobre como os insectos conseguem evitar colisões.

O trabalho, liderado pela investigadora britânica Claire Rind, da Universidade de Newcastle, incide sobre o gafanhoto-africano (Locusta migratoria) e está a pesquisar as formas de reacção deste insecto que, em voo, consegue evitar colidir com os seus semelhantes, mesmo em nuvens de milhares de gafanhotos.

"Eu acho que foi a minha própria experiência como condutora, mas também como peão [que me levou a este estudo] mas também o facto de me aperceber das capacidades dos gafanhotos, de que poderiam ser valiosos", afirma Claire Rind. "Os gafanhotos são muito rápidos a reagir e os circuitos deles são muito fiáveis. Eles fazem os cálculos deles no meio de uma grande confusão, que é o mesmo que conduzir numa cidade", acrescenta.

A cientista chegou à conclusão que o segredo do gafanhoto reside na capacidade de a informação passar directamente dos olhos para as asas, por impulsos nervosos, sem recorrer ao cérebro, algo que a Volvo, o construtor sueco "famoso" pelas preocupações com a segurança, está a levar muito a sério. "Eles [Os gafanhotos] são mesmo especialistas em evitar colisões e nós estamos a tentar perceber como eles conseguem isto. O cérebro deles é mínimo, não consome quase energia e evitam mesmo assim os acidentes. Queremos perceber porquê", afirma Jonas Ekmark, director do Departamento de Segurança Activa da Volvo.

Se a marca sueca conseguir descodificar os mecanismos de "prevenção de acidentes" dos gafanhotos, espera implementar a médio prazo (10 a 15 anos) uma solução idêntica num chip colocado nos automóveis, de forma a utilizar este conhecimento - adquirido ao longo de quatro biliões de anos pelos insectos - numa forma eficaz de evitar os acidentes rodoviários.

In Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas