Ao ler este artigo no Diário de Notícias da Madeira, fiquei ainda com mais pena de não ter podido estar ontem no Mudas Jazz.
Sheila mostra como o jazz é um 'elixir' da juventude
Um auditório repleto de público no concerto de ontem à noite no Centro das Artes - Casa das Mudas só comprovou a boa procura de bilhetes registada nos últimos dias. A razão era simples: ver e ouvir ao vivo Sheila Jordan, aquela que é considerada como uma das lendas vivas do jazz, acompanhada pelos músicos Filipe Melo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).
Se a intérprete já tinha garantido em entrevista ao DIÁRIO que o concerto seria "cheio de alegria e de experiências de vidas", cumpriu a palavra.
E a verdade é que a referência do canto vocal de jazz ('scat singing') que está a pouco mais de um mês de completar 80 anos (18 de Novembro), demonstrou que essa área musical é um elixir da juventude, durante uma actuação perante os madeirenses, onde se encontravam diversos músicos de jazz. Ou seja, como se diz na linguagem popular: "Velhos são os trapos".
Como havia prometido, a lenda viva do jazz deu voz a clássicos de grandes compositores como Ray Noble, Duke Ellington, Cole Porter e Charlie Parker, entre outros, para além de ter interpretado, nomeadamente, 'Dat Dere', 'Sheila's Blues', 'Reel Time' e 'Bird Alone', cujo título é uma alusão à sua grande influência, Charlie Parker.
O público, foi acompanhando a actuação com aplausos, retribuindo o exercício artístico da cantora. De referir que, na plateia, ponturam figuras conhecidas da sociedade madeirense como os empresários António Trindade e Pereira de Gouveia, e músicos como Humberto Fournier e Jorge Borges.
Excelente empatia musical
E durante a actuação (que o DIÁRIO não pôde acompanhar até ao fim devido ao fecho da edição), Sheila Jordan procurou estabelecer um clima de empatia com a assistência provando que, apesar da idade, está ainda muito longe da reforma. "É um privilégio nascer numa ilha tão bela como a vossa", disse a cantora durante a introdução da segunda canção.
De referir que a cantora, após a presença no 'Mudas Jazz Sessions', participa hoje numa sessão de formação em técnicas vocais de jazz, em Cascais.
Já amanhã, ainda nessa cidade, Shirley Jordan também acompanhada por Filipe Melo, Demian Cabaud e Bruno Pedroso, actua no centro cultural num concerto que, curiosamente, assinala os 80 anos de jazz em Cascais.
José Salvador
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente o Outras Escritas