quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Notícia em Destaque - Dados vão revelar por que os portugueses gostam da lei do Tabaco

Lê-se na edição on-line do SOL:

O director-geral da Saúde anunciou hoje que «muito em breve» serão conhecidos «dados objectivos» que explicarão por que os portugueses «gostam da Lei do Tabaco», a qual «foi bem aceite»

De acordo com Francisco George, esses dados resultarão do dispositivo Infotabaco, que inclui «um conjunto de dados estatísticos e inquéritos» que permitirão «perceber melhor por que os portugueses gostam desta lei».

O director-geral da Saúde falava à Agência Lusa a propósito dos 20 anos da primeira consulta de cessação tabágica, que funciona no Hospital Pulido Valente, em Lisboa.

Em relação à Lei do Tabaco, que entrou em vigor em Portugal no início do ano, Francisco George disse que esta «foi bem aceite, socialmente compreendida e socialmente bem aceite».

«A lei representa uma medida pró-activa do Estado na protecção da saúde dos cidadãos», disse.

Falta agora, adiantou, conhecer os «dados objectivos que vão criar evidência sobre a utilidade da lei, uma vez que a lei veio reduzir e praticamente eliminar a possibilidade dos não fumadores fumarem os cigarros dos outros em recintos fechados de utilização pública».

Esses dados terão uma «acentuada base científica», uma vez que resultam de «estudos conduzidos por especialistas e académicos», acrescentou.

Sobre as consultas de cessação tabágica, Francisco George esclareceu que estas «não são consultas especializadas, uma vez que não há especialistas em cessação tabágica».

«Qualquer médico, apoiado por equipas com enfermeiros e psicólogos, deve conduzir aconselhamento e consultas que visam fazer com que o seu doente, utente, deixe de fumar», defendeu.

A propósito dos 20 anos da primeira consulta de cessação tabágica no Hospital Pulido Valente, Francisco George enalteceu a especialidade desta unidade de saúde na área da pneumologia e das doenças respiratórias.

Trata-se de «um exemplo de grande qualidade que foi seguido por outros hospitais e centros de saúde», adiantou.

In SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente o Outras Escritas