quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Maracujazeiro" ou "Maracujaleiro"

Hoje, numa reunião de trabalho, surgiu uma dúvida a todos os participantes sobre o nome que se dá à planta cujo fruto é o maracujá.

Na Madeira, local onde estas plantas são muito frequentes, utiliza-se o termo "Maracujaleiro" para as designar. Porém, a palavra "Maracujaleiro" não existe no dicionário da língua portuguesa.

Da Infopédia:

maracujazeiro
nome masculino
BOTÂNICA arbusto trepador, originário da América do Sul, da família das Passifloráceas, cujo fruto é o maracujá; martírios
(De maracujá+z+-eiro)

2 comentários:

  1. E eu que tanto insistia em maracujaleiro (agora reparo que o verificador ortográfico desconhece a palavra, mas o mesmo se verifica para maracujazeiro).
    É como o "consultoria" e "consultadoria": apesar de ambas existirem e quererem dizer a mesma coisa, não me soa nada bem "consultadoria".

    ResponderEliminar
  2. Pois no meu caso é "consultoria" que não me soa bem. "Consultadoria" sempre me soou melhor :)

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas