sábado, 18 de outubro de 2008

Ao Lado do Música (XIV) - Andrea Bocelli

Andrea Bocelli nasceu em Lajatico, Itália em 1958, no seio de uma família de camponeses.

Com 6 anos de idade iniciou lições de piano, tendo aprendido também flauta e saxofone. O canto esteve desde sempre presente na sua vida, nomeadamente através da participação em coros de igreja da sua terra natal.

Em 1970, com 12 anos ficou cego devido a um acidente ocorrido enquanto jogava futebol. Este facto não impediu Bocelli de ganhar, ainda no mesmo ano primeiro prémio do concurso Magherita d'Oro com o tema O Sole Mio.

Embora tenha ganho mais alguns prémios na sua juventude, Andea Bocelli ingressa na Universidade de Pisa onde obtém uma licenciatura e um doutoramento em direito. Enquanto estudava, cantava em piano-bares para poder financiar os estudos.

O cantor torna-se conhecido do público europeu através do artista pop italiano Zucchero que grava o tema Miserere com Pavarotti em 1992, mas que faz uma digressão Europeia com Bocelli em 1993. Para além de Miserere, Bocelli interpreta a solo a ária Nessum Dorma da ópera Turandot de Puccini, já celebrizada por Pavarotti.

Ainda no ano de 1993 debuta num concerto a solo no Teatro Romolo Valli em Regio Emilia (Itália) e em 1994 estreia-se na ópera Macbeth de Verdi no Teatro Verdi em Pisa. O seu primeiro álbum Il mare calmo della sera entrou imediatamente para o top italiano e foi disco de platina.

A sua principal interpretação na ópera ocorre em 1998 no papel de Rodolfo na ópera de Pucini La Bohème no Teatro Comunale de Cagliari.

A estreia de Bocelli no Estados Unidos da América dá-se também em 1998 com um concerto no John F. Kennedy Center em Washington D.C.. Pode-se mesmo dizer que foi a partir de 1998 com a sua estreia nos Estados Unidos que o tenor passou a ser conhecido mundialmente.

A sua colaboração com cantores da área da pop, como Celine Dion, constitui também um marco na sua carreira. De salientar também os duetos interpretados com o Soprano (da área dos musicais) Sarah Brightman (Time to say goodbye).

No que respeita a Portugal, Bocelli interpretou um tema com a cantora Dulce Pontes (O Mare e tu) aquando da sua digressão pela península Ibérica. Esteve na Madeira em Janeiro de 2005 onde realizou dois concertos que constituíram o encerramento da Madeira Região Europeia 2004 e que contaram com uma assistência de mais de 4500 pessoas.


Lançado pela editora Sugar no final de 2007, este "set" CD+DVD constitui uma obra indispensável para os apreciadores de Andrea Bocelli.

Do CD, intitulado Vivere, fazem parte os temas que mais celebrizaram o tenor quer interpretados a solo, ou em duetos nomeadamente com Laura Pausini, Kenny G. (saxofone), Sarah Brightman, Lang Lang (piano), Giorgia e Céline Dion.

A maioria dos temas são reedições de trabalhos já gravados noutros álbuns. No entanto, existem 4 temas lançado pela primeira vez.

Assim, fazem parte do CD:

La Voce del Silenzio - Paolo Limiti/ Mogol e Elio Isola
Sogno - Gioseppe Servilho e Guiseppe Vessicchio
Il mare calmo della serra - Malise/Peter Felisatti e Malise/Gloria Nuti
Dare to Live (Vivere) - Dueto com Laura Pausini - Gerardina Trovato, Eugenio Finardi e Celso Valli/Angelo Anastasio
Canto della Terra - Lucio Quarantotto e Francesco Sartori
A Te com Kenny G. - Andrea Bocelli
Besame Mucho - Consuleo Velazquez
Mille Lune Mille Onde - Lucio Quarantotto/Claudio Carradini e Francesco Sartori/David Foster
Time to Say Goodbye com Sarah Brightman - Lucio Quarantotto e Francesco Sartori
Io Ci Sarò com Lang Lang (piano) - Andrea Bocelli(Eugenio Finardi e David Foster/Walter Afanasieff
Romanza - Mauro Malavasi
Vivo per Lei com Giorgia - Luigi Panceri e Mauro Mengali/Valeria Zelli
Melodrama - Paolo Luciani/Pierpaolo Guerrini
Bellissimi Stelle - Liugi de Crescenzo e Francesco Sartori
The Prayer com Céline Dion - Carole bayer Sager, Alberto Testa/Tony Renis e David Foster
Because We Bilieve - Andrea Bocelli, Amy Foster Gilies e David Foster

No DVD é apresentado um excerto de um concerto intitulado Amercan Dream realizado em 2000 na Liberty Island em Nova Iorque. Pala além do concerto, o DVD contém um pequeno "Making of" no qual participa, para além de Bocelli, o maestro Steve Mercurio. O concerto foi dedicado pelo cantor a todos os emigrantes italianos que cruzaram o atlântico em direcção ao novo mundo e que ajudaram a fazer dos Estados Unidos da América o país que é hoje.

Bocelli interpreta os seguintes temas:
La Donna è Mobile - Guiseppe Verdi
Di Quella Pira - Guiseppe Verdi
Brindisi - Cavalleria Rusticana
'O Suave Fanciulla - Giacomo Puccini
Santa Lucia Luntana - E.A.Mario
Torna a Surriento - Ernesto de Curtis/Giovan Battista De Curtis
'O Sole Mio - Edoardo di Capua/Alfredo Mazzocchi/Giovani Capurro
Brindisi - La Traviata - Guiseppe Verdi


Publicado no Ao Lado da Música em 1/4/2008

1 comentário:

  1. Olá e bom sabado.
    De Bocelli tenho apenas o cd AMORE,que está farto de rodar.Já informei que gostaria ter mais, aguardo o tempo das prendas.!
    Beijinhos da Zélia

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas