quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Serpa - Rita Telles Grilo

Visitei a Rita Telles Grilo (Tia Rita Telles para mim) aquando da minha estadia no Alentejo. Falámos de muitas coisas, de viagens, da família e das gentes da terra.

Já não sei porque motivo, falámos de Serpa. E foi assim, desta forma, que Rita Telles Grilo me falou de Serpa:

Esmagou-me o Alentejo lá para Serpa

Na escaldância ilimitada dos seus longes

As azinheiras perdidas eram monges

Rezando em solidão seu breviário.

Os olhos desejavam encurtar

Esta dor funda que crescia no meu peito

Tinha a alma posta a nu e a sangrar

Como noivado que se tivesse desfeito.

Engolia uma amargura ensalivada

No silêncio da tarde tão pesada

Onde só os passos soavam na calçada.

Descia a rua dos Fidalgos

Casa remotas com passado cheio de glória

Cuja traça requintada tem uma história

Das sacadas altaneiras

Perfiladas com maneiras

Das gentes que as habitou

Tudo ali me deslumbrou

Mas o belo me esmagou

Dolência, crescença, volume que não coube em mim?

Talvez

Pousada de S. Gens

Da Senhora de Guadalupe

Os olhos se marearam.

Era tudo demais p´ra caber dentro de mim.

O perfume das giestas, do alecrim

A força da beleza me fazia rebentar

E então sangrar.

Guardo na retina essa vivência

Rectângulos de terra morena estendidos como lençóis

E em seu seio

Mesmo ao meio

Um tapete amarelado

Do trigo que foi ceifado.

Será isto mesmo verdade?

O suor banhava-me o rosto

Quase mesmo ao sol-posto

Dois ditongos soltei

E o espanto

O estranho encanto

Deixou-me lá, não regressei.

Rita Telles Grilo

1995


3 comentários:

  1. Como eu adorei ler este poema, e como eu tb gosto dela.!Obrigada Alberto bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Zélia. A Rita Telles é uma pessoa excepcional a todos os níveis...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Realmente o poema é muito bonito. Gostei de como a autora escreve a paixão que tem pelo o "seu" Alentejo. Gostei imenso da forma que como está escrito pois tem muito sentimento.
    Parabéns para a autora deste poema e também para o Albeto Grilo por ter publicado neste seu blog.
    Continue a publicar mais poemas e mais curiosidades neste seu bolg, porque quando venho aqui à net, gosto muito de dar uma olhada no seu blog.

    ResponderEliminar

Comente o Outras Escritas